O que fazer quando der câimbra na batata da perna?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Alongar o músculo em espasmo é, geralmente, a providência mais efetiva. Quando as cãibras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.

As lesões musculares podem ser tratadas com o uso de meias de compressão, compressas de gelo, massagem local com pomadas anti-inflamatórias e elevação da panturrilha com o auxílio de um travesseiro ou almofada.

banana

Alimentos ricos em potássio<
Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra. A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata).

No caso de câimbras noturnas, recomenda-se programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência por alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia, e evitar o sedentarismo.

É uma dor paralisante, que pode durar de alguns segundos a vários minutos. Basta uma leve flexão do pé para baixo e… ai! A batata da perna contrai-se parecendo dar um nó.

Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.

O que pode ser dor na panturrilha: causas
Perda de eletrólitos através do suor; Falta de alongamento; Atividade física prolongada; Músculos fracos.

Assim, caso haja grande frequência da sensação de câimbras, é importante procurar um médico fisiatra para avaliar e relacionar estes fatores para avaliação das possíveis causas.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

A câimbra é uma contração muscular repentina e involuntária. Embora geralmente inofensivas, as câimbra musculares podem causar uma dor severa no músculo afetado. Atividade física extenuante, principalmente em climas quentes, alguns medicamentos e certas condições médicas também podem causar câimbras musculares.

Como tomar o bicarbonato para cãibras? A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.

Magnésio Dimalato - Auxilia na redução de câibras, fraqueza muscular e alterações emocionais.

A dor na batata da perna também pode estar associada à lesão muscular, trombose venosa, cisto de Baker, flebite, lesão no tendão de Aquiles, dor ciática, veias varicosas, aterosclerose, celulite infecciosa, entre outras.

A trombose pode surgir de forma assintomática. No entanto, no pacientes sintomáticos, é comum sentir dor, edema, ardência, vermelhidão, cianose (coloração azul ou arroxeada) e endurecimento da perna.

Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.

Alimentos que melhoram a cãibra muscular
Espinafre, chicória e rúcula: as verduras de folhas escuras como o espinafre, a chicória e a rúcula são ricas em potássio, magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos.