O que fazer quando dá curto circuito?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Um curto-circuito pode ocorrer caso um circuito for montado de forma que ambos os terminais estejam ligados no mesmo potencial elétrico. Eles podem provocar explosões e incêndios e gerar diversos danos.

Corrigir curtos-circuitos: esta tarefa é mais complexa e, portanto, tem um preço mais alto. Além disso, deve-se levar em consideração que os curtos-circuitos podem gerar a necessidade de contratação de um reparo emergencial, que costuma ser mais caro. Resumindo, este tipo de obra pode custar cerca de R$ 1.000 aprox..

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

A maneira mais eficaz de apagar o fogo é cortando a fonte de energia e desligar o disjuntor é o método mais seguro e eficaz a ser adotado nestes casos. Há situações, quando o sistema elétrico funciona normalmente, que o próprio disjuntor desarma assim que a instabilidade na instalação elétrica é detectada.

Você está tomando um banho mais demorado e, do nada, a eletricidade cai. Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

Nesse cenário, a corrente que sai da fonte ou gerador percorre todo o circuito e retorna com alta intensidade, superaquecendo os condutores e produzindo reações violentas em decorrência da forte dissipação de energia. Além do aquecimento, tal condição é capaz de gerar faíscas, explosões e até incêndios.

Questão 1 — (Enem) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

Uma das fórmulas mais usadas para encontrar esse valor é a seguinte: I=V/Z.

Portanto, alguns sinais são importantes na hora de identificar a presença de um curto-circuito, como:

  1. Disjuntores que desarmam constantemente.
  2. Cheiro forte de queimado.
  3. Tomadas manchadas na cor preta.
  4. Lâmpadas que queimam rápido demais.
  5. Queda constante de energia.
  6. Aumento da conta de luz.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Curto-circuito atrelado aos disjuntores que estão desarmando
Um curto-circuito acontece quando um fio elétrico ativo e um neutro se tocam, o que gera uma alta corrente fluindo e a consequente sobrecarga do circuito.

A faísca é chamada de arco. Quando o plugue está conectado à tomada, ele pode acender porque a área de contato não é suficiente e a corrente elétrica chega até ele.

Não use água para apagá-lo.
A água é um condutor natural de eletricidade e, se você jogar água em um incêndio elétrico, poderá levar um choque ou ser eletrocutado. Além disso, a água pode permitir que o fogo se espalhe conduzindo eletricidade por toda a casa e potencialmente inflamando materiais inflamáveis.

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

sobrecarga curto-circuito ou no caso do dr fuga de corrente. se. um cabo elétrico de se não. acabar encostando em outro cabo que tem uma diferença de potencial para dar curto-circuito o disjuntor não vai desligar e se.

Saiba quando um disjuntor está ligado: Se ele estiver voltado para cima com a parte verde em evidência, então estará ligado. No entanto, se a parte vermelha aponta para baixo, logo estará desligado.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!