O que fazer quando dá câimbra no pescoço?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Uma boa estratégia para aliviar o incômodo é alongar o músculo elevador da escápula. Para tanto, basta sentar-se e, com a mão oposta ao lado da dor, puxar a cabeça na direção do ombro oposto. Com isso, você sentirá como se o músculo que vai até a nuca estivesse sendo “esticado”.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  • Fazer massagem. ...
  • Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  • Usar uma compressa morna. ...
  • Fazer acupuntura. ...
  • Dormir com a postura correta. ...
  • Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  • Relaxar para aliviar o estresse.

Os médicos não sabem ao certo o que causa a sensação de nó na garganta. A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico.

As cãibras ocorrem na musculatura estriada, sendo mais recorrente nos músculos posteriores da perna, mas também podem atingir as coxas, pés, pescoço, braços, abdômen, entre outras partes do corpo.

Definida por ser uma contração contínua involuntária da musculatura, a cãibra é uma dor paralisante, que pode durar por segundos ou até mesmo minutos.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Assim, caso haja grande frequência da sensação de câimbras, é importante procurar um médico fisiatra para avaliar e relacionar estes fatores para avaliação das possíveis causas.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

O citrato de orfenadrina é uma substância que pode ser encontrada em farmácias como fórmula isolada ou associada a medicamentos analgésicos. Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

(Torcicolo espasmódico)
A distonia cervical é caracterizada por contrações involuntárias de longa duração (contínuas crônicas) ou espasmos periódicos e intermitentes dos músculos do pescoço, fazendo com que o pescoço vire para diversos lados. A causa da distonia cervical é geralmente desconhecida.

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  • dificuldade para movimentar a cabeça;
  • rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  • sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  • dor de cabeça;
  • fraqueza nos braços;
  • formigamento na ponta dos dedos da mão;
  • dormência.

Normalmente as cãibras não são graves. Porém, se ocorrem várias vezes ao dia e duram mais que 10 minutos podem ser um sinal de alerta. Nestes casos, um médico deverá ser consultado.

O pescoço travado (coluna cervical travada) é uma condição bastante comum entre as pessoas e pode estar atrelado a diversos fatores, desde hábitos do dia a dia, como a má postura ou uma noite mal dormida, provocando limitação de movimentos e dores.