O que fazer quando bicho passa na boca?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando a ferida na boca surge, é necessário procurar atendimento do médico ou dentista, para que possam avaliar as características da lesão e identificar o motivo da alteração.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Feridas que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo seu dentista para análise do problema”, alerta o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva.

Hortelã-Pimenta. A planta contém mentol, um excelente antisséptico para combater inflamações, germes e bactérias. Por isso, o óleo de hortelã-pimenta pode ser diluído em água para bochecho, de modo a combater os sintomas de gengivite, incluindo o mau hálito.

As causas das infecções na boca e garganta podem ser diversas. A mais comum delas é a viral, ou seja, que se dá devido a um vírus. Normalmente, tem duração de uma semana — período mínimo para que a infecção acabe de forma natural.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

Cubo de gelo: coloque um cubo de gelo diretamente sobre a afta, pois a temperatura baixa ajuda a amenizar a dor temporariamente; Medicamentos para afta: pomadas e géis anestésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar a amenizar o desconto.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.

O sal é um potente anti bactericida que ajuda eliminar as bactérias, colaborando para a cicatrização mais rápida da afta. Por isso, a dica é fazer um bochecho com um pouco de água e uma colherzinha de sal, duas vezes ao dia para desinfectar a boca.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

“Em alguns casos, o uso do sal no local pode acabar até piorando o ardor”, acrescenta. Para aliviar o incômodo da afta, a profissional recomenda pomadas com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e até cicatrizantes que podem agir mais rapidamente.

Sim! As aftas não são ocasionadas por microorganismos como vírus ou bactérias. Pode usar nebacetin dentro da boca? O nebacetin deve ser utilizado em pele.

Geralmente, estas lesões desaparecem em cerca de 7 a 10 dias, quando sua causa é resolvida, entretanto, em situações mais complicadas podem necessitar de tratamento com medicamentos como antibióticos, corticóides ou imunossupressores, a depender de cada caso.

Segundo o dentista, o tempo de cicatrização vai depender do tipo de afta. “As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André.

Caso a úlcera permaneça por volta de 10 dias e não suma, o paciente pode estar enfrentando situações de maior gravidade. Deve-se estar atento ao líquen plano, sífilis, cancro mole oral, lúpus ou alergias à medicamentos como alendronato, anti-inflamatórios ou quimioterapias.

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto.

No entanto, a especialista revela que isto não passa de um mito e que na verdade a utilização deste produto sem orientação profissional pode trazer vários riscos para a saúde do indivíduo, como necrose de papila, gengiva e mucosa, além da desmineralização do esmalte dentário.