O que fazer quando as trompas estão obstruídas?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como é o tratamento para trompas obstruídas?

  1. Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso.
  2. A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

Acupuntura e a desobstrução tubária
Contudo, acupuntura pode reduzir o impacto de diagnósticos de infertilidade e auxiliar na regulação do ciclo menstrual, aliviar cólicas e ajudar na desobstrução das tubas uterinas, também chamada de trompas.

A obstrução das tubas uterinas não está associada a nenhum sintoma. Mesmo em casos em que existe um acúmulo de líquido nas tubas – hidrossalpinge –, não existem sintomas presentes.

A salsaparrilha possui propriedades depurativas, diuréticas e anti-inflamatórias. É um chá apropriado para quem busca um controle hormonal. Mulheres com ciclos menstruais podem ter ciclos mais regulares com este chá.

O intervencionista utiliza, geralmente, agulhas ou cateteres e métodos de imagem para guiar os procedimentos. Na recanalização tubária, o profissional utiliza um espéculo para facilitar o acesso à região pélvica feminina. Na sequência, aplica uma substância anestésica no colo do útero para evitar a dor.

O ultrassom transvaginal é um exame diagnóstico usado em diferentes momentos no processo de investigação e diagnóstico da infertilidade feminina.

O tratamento consiste em interromper a infecção por meio de antibióticos. Em alguns casos graves é necessário tratamento hospitalar e até cirurgia. Recomenda-se evitar relações sexuais no período da doença.

Mas o que causa problema nas trompas? As duas principais razões são infecção e endometriose. Infecções causadas por gonococos e por clamídia são as mais comuns. O problema é que muitas vezes elas podem passar despercebidas como geralmente é no caso da clamídia que costuma não manifestar sintomas.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

A água inglesa é um fitoterápico natural indicado para mulheres que desejam limpar o útero em casos de aborto ou desintoxicar o organismo, principalmente para quem usou anticoncepcionais por muitos anos. Também é indicada em casos de endometriose, infecções uterinas e mulheres que usaram indutores de ovulação.

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

  1. Chá de agnocasto. ...
  2. Chá de angélica. ...
  3. Chá de ashwagandha. ...
  4. Infusão de maca peruana. ...
  5. Chá de shatavari. ...
  6. Chá de saw palmetto. ...
  7. Suco de laranja, espinafre e aveia.

Pacientes atendidos nas unidades
Laqueadura A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.

Uma das indicações habituais da realização da salpingectomia é a gestação ectópica, ou seja, quando a gravidez se desenvolve dentro da trompa. À medida que o embrião se desenvolve, a tendência é que haja a ruptura da trompa, provocando sangramentos intensos, que configuram uma ameaça à vida da gestante.

Como o ciclo fértil da mulher faz com que a cada mês seja liberado o óvulo de um dos ovários, nos meses em que o óvulo corresponder ao lado da trompa retirada, não haverá chances de concepção, mas no ciclo seguinte, a mulher tem chances normais de engravidar.