O que fazer quando as partes íntimas coçam muito?

Perguntado por: oconceicao4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Algumas alternativas caseiras ajudam a aliviar a coceira na vagina, como utilizar suplementos probióticos, iogurtes naturais, óleo de coco, óleo de alho e óleo de orégano. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, lembre-se de consultar seu médico.

Pomadas anti-inflamatórias ajudam a aliviar a coceira quando há inflamação. Para isso, consulte o médico alergista para saber quais são as melhores opções de hidratantes para o seu caso, assim como o anti-histamínico indicado e a pomada anti-inflamatória.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Você também pode aplicar água termal sobre a área para aliviar a coceira na virilha. Os produtos pós-barba destinados às peles sensíveis também são ótimas indicações, já que alguns contêm aloe vera, um extrato vegetal responsável por hidratar e acalmar a pele. Não faltam alternativas.

O corpo reage a toxinas deixadas na pele - por exemplo, por insetos ou plantas - enviando substâncias químicas defensivas, como a histamina, à área irritada. É nesse momento que os sinais de coceira são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele.

Candidíase ou monolíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

Gino-Canesten® é a marca de tratamento para candidíase Nº1 do mundo*. O creme interno vaginal para candidíase de 6 dias Gino-Canesten® proporciona um tratamento eficaz para infecções fúngicas vaginais.O creme vaginal candidíase deve ser utilizado durante 6 dias consecutivos.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

- Deve-se lavar a vulva com sabonete de PH neutro, e não é necessário ficar esfregando muito, pois isso sensibiliza a pele, causa manchas, edemas e pode alterar o PH vaginal, deixando a mucosa sem defesas.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

O sabonete íntimo para candidíase com Clotrimazol é utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, Clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias contribuindo assim no controle da candidíase e vulvo vaginites.

Gino-Canesten® Creme vaginal e Gino-Canesten® 3 creme vaginal: é indicado para o tratamento local de vaginite e corrimento vaginal infeccioso causado por fungos, geralmente do gênero Candida. Gino-Canesten® Balance é um produto para saúde.

Diagnóstico e tratamento da alergia na vagina
Embora a alergia seja incômoda, na maioria dos casos ela pode ser tratada com pomadas e cremes de uso local e evitando-se o contato com o agente alérgico. Casos de alergia ao sêmen, por exemplo, podem ser evitados com o uso de preservativos.

Tratamento para micose de virilha
Canesten® (clotrimazol) oferece um produto em formato de creme que irá tratar sua coceira genital: Creme de clotrimazol 1% Canesten® — Este creme antifúngico trata a infecção e alivia os sintomas desconfortáveis.

Durma sem calcinha
Essa é outra dica interessante para manter a saúde da sua região íntima. Dormir sem calcinha também ajuda para que a ventilação na região genital seja mais adequada, pelo menos no período da noite.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

Pode usar a pomada cetoconazol nas partes íntimas? O cetoconazol comprimido e o cetoconazol pomada podem ser utilizados no tratamento de candidíase vaginal. Porém, para saber se esse tratamento é o mais indicado para o seu caso, é necessário se consultar com um médico.