O que fazer quando as galinhas estão com pulorose?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A pulorose aviária não tem cura, mesmo que os animais sejam medicados eles sempre serão portadores do bacilo. Dessa forma, o tratamento é apenas sintomático e deve sempre ser orientado por um médico veterinário. Geralmente, para amenizar os sinais é indicado medicamentos à base de antibióticos.

É Dexa-citoneurin. Mistura as duas ampolas na seringa e aplica intramuscular, no peito, 3 doses, dia sim, dia não. Esse é o link do tratamento para frangos IG com Pernas Bambas.

O Trissulfin é um medicamento indicado para tratamento de todas as doenças sensíveis à ação do Sulfametoxazol e do Trimetoprim, como: DCR, colibacilose, pasteurelose, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa, infecções primárias e secundárias, purulentas ou não.

Os sintomas da doença são: tristeza, dificuldade de respirar e penas arrepiadas. Os pintinhos acometidos se amontoam, pois sentem muito frio, apresentam asas caídas, cabeça pesada, sonolência e falta de apetite.

Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. A diarreia nas galinhas também pode ser causada devido à verminose, que ocorre devido à falta de vermifugação.

Terramicina® Pó Solúvel com Antigerm 77 é indicada para o tratamento de diarréias (cursos) enterites cólera aviária tifo aviário pulorose doenças respiratórias (pneumonia bronquite coriza infecciosa) em bovinos ovinos caprinos suínos aves e coelhos.

Para defender os ninhos, elas bicam, arrepiam as penas, piam de maneira ameaçadora e tentam amedrontar quem passa por perto. Contudo, o choco vai muito além das mudanças comportamentais das aves. Elas alteram também a rotina de alimentação, não saindo dos ninhos nem para comer ou beber água, ficando mais fracas.

Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias. Por isso, depois de mexer com sua ave ou na gaiola é importante sempre lavar as mãos!

O que pode ser, e o que posso dar para resolver este problema? É relativamente comum termos aves com problemas locomotores, devido ao fato do ganho de peso estar mais acelerado na linhagens comerciais atuais. Infelizmente nestes casos não há o que fazer, pois má articulação dos membros é irreversível.

A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.

Doença de Marek
A paralisia das pernas ou asas das galinhas e frangos é o sintoma mais comum.

Para tratar as aves contaminadas, deve isolá-las das demais e aplicar antibióticos, que devem ser prescritos apenas por um veterinário. Além disso, toda a área onde as galinhas vivem, deve ser higienizada para eliminar qualquer forma de contágio, incluindo instalações a acessórios do galinheiro.

Tratamento de infeções em galinhas, perus e patos, causadas por bactérias sensíveis à amoxicilina.

Se administrado da dose correta, ele é altamente fortificante. Além disso, ele estimula a circulação sanguínea do seu pássaro, é diurético, antiparasitário e antifúngico. Só coisa boa! É recomendado iniciar com 5gr e aumentar gradativamente a 50gr do ALHO EM PÓ por kg de farinhada.