O que fazer quando as bolas sobem?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Olá, se esta subida do testículo estiver incomodando muito voce, poderá ser realizada uma fixação do testículo através de cirurgia. Abs. O testículo retratil é uma condição conhecida pelos urologistas. Na maioria das vezes não necessita qualquer intervenção cirúrgica.

A cirurgia é indicada para remover alguma obstrução que impeça a descida do testículo, ou quando o tratamento hormonal não funciona. Se o ligamento que sustenta os testículos for muito curto, ele pode ser estendido durante a operação (que às vezes precisa ser repetida alguns meses depois).

Recolocação manual - na maior parte dos casos de testículo retrátil, o quadro se resolve naturalmente, reposicionando os testículos com a ajuda das mãos, através de movimentos suaves na região do abdômen onde está o músculo cremaster.

Como avaliar e qual a conduta em crianças com criptorquidia ou testículos retráteis? Os testículos criptorquídicos devem ser tratados precocemente com cirurgia a partir dos 6 meses de idade (ou idade corrigida em prematuros) e têm indicação de encaminhamento para cirurgia ou urologia pediátrica.

O que causa torção de testículo? A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Além disso, se não tratados, os testículos criptorquídicos podem provocar infertilidade. A boa notícia é que, quando a criptorquidia é unilateral, o tratamento cirúrgico costuma ser um sucesso. No futuro, os meninos submetidos ao procedimento atingirão uma taxa de paternidade de 89,5%.

O saco escrotal cede
A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos.

Para testículos palpáveis, a cirurgia consiste no adequado posicionamento do testículo na bolsa testicular, podendo ser feita tanto por via inguinal quanto por via escrotal, dependendo do posicionamento do testículo criptorquídico.

Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita. O Ministério da Saúde estima que até 8% dos brasileiros tenham alguma hérnia abdominal, que pode “descer” para os testículos.

Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides. Aí fica com essa aparência de saco de leite vazio que você descreveu.

Recomenda-se que os homens procurem imediatamente um médico imediatamente se encontrarem um nódulo em um dos testículos. O melhor momento para você examinar os testículos é durante ou após um banho, quando a pele do escroto está relaxada. Afaste o pênis e examine cada testículo separadamente.

Durante a avaliação inicial, o urologista pode tentar destorcer o testículo manualmente. Essa manobra não elimina a necessidade da cirurgia, mas aumenta a possibilidade de salvamento do testículo durante o procedimento cirúrgico. A cirurgia para corrigir a torção testicular é habitualmente feita sob anestesia geral.

um procedimento particular deve ficar entre 10 a 15 mil reais.

Quando não houver previsibilidade de cirurgia dentro de duas horas, é possível tentar desfazer a torção testicular manualmente. A técnica normalmente empregada é a rotação do testículo em direção à coxa ipsilateral (de medial para lateral), visto que a maior parte das torções se dá na direção medial.