O que fazer quando a urina está ácida?

Perguntado por: lmachado8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A urina ácida pode ser um ponto de partida importante para investigar outros quadros de saúde. Por isso, ao encontrar este tipo de resultado, busque um especialista. E não deixe de realizar seus exames de rotina aqui no Ramos Medicina Diagnóstica.

Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.

Alcalinização urinária 2 a 5 mEq por Kg de peso corporal por infusão intravenosa no período de 4 a 8 horas. Parada cardíaca Iniciar com 1mEq por Kg de peso corporal por infusão intravenosa e depois 0,5 mEq por Kg de peso corporal para cada 10 minutos se a parada continuar.

A manutenção do pH do sangue em níveis normais é fundamental para a manutenção das células, que são recobertas por sangue. Quando há variação nesse índice, as células não se comportam como o esperado, podendo morrer mais cedo e causar diversas complicações de saúde.

Descrição: Os cristais de urato amorfo são normais de urina ácida e se apresentam como grânulos castanho-amarelados. Eles podem ser exibidos em grumos e podem parecer com cilindros granulosos.

De acordo com os resultados obtidos, é possível considerar o bicarbonato de sódio, na concentração de 20%, eficaz ao combate de infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, visto que 90% das amostras foram sensíveis, ou seja, houve inibição do crescimento bacteriano.

Para a alcalinização da urina foram administrados: o citrato de potássio (Acalka®); ácido cítrico, citrato de potássio e o citrato de sódio (Uralyt®); bicarbonato de sódio; ou citrato de potássio e magnésio (Lithos®).

A suplementaçao com bicarbonato de sódio é recomendada a pacientes portadores de Doença Renal Crônica com acidemia metabólica nos casos em que o tratamento dialítico nao está indicado.

O equilíbrio entre alimentos ácidos e alcalinos é uma maneira de manter a escala saudável. O ideal é incluir na dieta um total de 60% de alimentos alcalinizantes e 40% de alimentos acidificamentes, mas é fundamental consultar um nutricionista e realizar avaliações para saber exatamente do que seu cardápio precisa.

Quando a cor da urina é sinal de problemas
Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo. A recomendação, nesse caso, é ingerir mais água e evitar atividades físicas intensas, que aumentam a produção de suor e podem agravar o quadro.

Beber bastante água pode reduzir as chances de formar cristais de ácido úrico nas articulações, e também de ter cálculos renais. É recomendável tomar cerca de 10 copos de água ao dia, especialmente se você tiver cálculos renais. Isso vai ajudar a eliminar os cristais de ácido úrico do organismo.

Urina espumosa é frequentemente o resultado de um fluxo de urina rápido. No entanto, uma série de condições médicas também pode ter esse efeito. Se uma pessoa notar frequentemente urina espumosa, ou se acompanha outros sintomas, deve falar com um médico.

Mirtilos. Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são uma das frutas mais úteis. Variam nas cores azul, vermelho e roxo. “Eles evitam que algumas bactérias apareçam no trato urinário, impedindo assim a inflamação e a queimação ao urinar”, explica Meller.

Conheça 5 dicas de remédios naturais para a infecção urinária:

  • Cranberry (Vaccinium macrocarpon) É um fruto, também conhecido como arando oxicoco, rico em vários grupos de flavonoides, famoso por ser um grande aliado no tratamento natural para infecção urinária. ...
  • Pycnogenol (Pinus pinaster) ...
  • Probióticos. ...
  • Vitaminas. ...
  • D-manose.

Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Beber um copo de água com limão todos os dias é uma forma de controlar o pH ácido do organismo. É só espremer o limão na água um pouco antes de beber”, explica.