O que fazer quando a unha fica ondulada?

Perguntado por: ugonzaga7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O que fazer caso apareça ondulação na unha?

  1. Procure um médico para fazer exames. Como vimos, essa questão pode estar ligada a diferentes questões ligadas à saúde. ...
  2. Fique atento à sua alimentação. ...
  3. Esteja atento ao retirar ou afastar a cutícula. ...
  4. Prefira usar removedores de esmalte sem acetona.

"Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio ...

Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.

O que fazer para desentortar as unhas
A aplicação da órtese é uma ótima opção para o tratamento corretivo de unhas deformada. Esta faz com que a unha volte ao seu formato normal, modificando a sua curvatura e conseqüentemente o desaparecimento de lesões dolorosas.

A vitamina B6, ou piridoxina, completa o grupo de nutriente essenciais para unhas saudáveis, contribuindo tanto para o crescimento quanto para a força. Ela pode ser encontrada principalmente em alimentos também conhecidos pelo seu alto valor protéico: as carnes e os ovos.

Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis.

De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.

Unhas amareladas
Em casos mais graves, indica ainda condições como psoríase, HIV e doença renal. Tabagistas também podem ter o tom da unha modificado, devido ao contato direto com o cigarro. O mais comum é isso ocorrer nas unhas dos dedos polegar e indicador.

Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.

1 – Unhas com estrias ou sulcos
Os dois podem acontecer pelo envelhecimento ou pela genética de cada pessoa. Mas, a causa mais comum é a deficiência na absorção de vitaminas pelo corpo. O ideal é procurar um médico e para começar o tratamento adequado.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.

O sulco horizontal da placa ungueal (linha de Beau) é facilmente observado quando se olha a unha lateralmente. As linhas de Beau podem ocorrer após uma infecção, lesão, doença sistêmica ou quimioterapia.

5 dicas para fortalecer as unhas fracas

  1. Usar creme hidratante. Aplicar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a manter a hidratação da unha, deixando-as mais fortes e bonitas. ...
  2. Usar base fortalecedora de unha. ...
  3. Usar apenas removedor de esmalte sem acetona. ...
  4. Proteger as mãos com luvas. ...
  5. Ter uma alimentação equilibrada.
  • Deformidade de unha em pinça. É uma deformidade transversa com curvatura acentuada da lâmina ungueal. ...
  • Traquioníquia. A traquioníquia (unhas ásperas e opacas) pode ocorrer na alopecia areata. ...
  • Tumores de unhas. Tumores benignos e malignos afetam a unidade ungueal, causando deformidade.

Cuidados necessários para que a unha não seja fragilizada
A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

Continuar lendo Porque unha fica roxa?