O que fazer quando a unha descolada por pancada?

Perguntado por: sneves8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente. Após a reparação da unha, o dedo deve ser imobilizado provisoriamente com uma tala durante 2 a 3 semanas, mas permitindo a mobilização das restantes articulações.

Você pode ir em um Podologo para que ele corte a parte descolada e aguardar o crescimento normal da unha. O problema de não remover essa parte que está descolada, é que você pode sofrer outro trauma nessa área solta e perder a parte da unha que ainda está colada.

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha irá crescer debaixo da unha existente e a substituirá quando tiver crescido completamente.

Dependendo do dedo e do tipo de lesão, pode demorar até 4 meses para a nova unha surgir. Nesse meio tempo, a pele ao redor, caso não seja submetida à pressão que normalmente é exercida pela unha, pode crescer e levar ao encravamento quando a nova unha surgir.

A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias. - Unhas arrancadas.

O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente. Após a reparação da unha, o dedo deve ser imobilizado provisoriamente com uma tala durante 2 a 3 semanas, mas permitindo a mobilização das restantes articulações.

Portanto, fique atento aos cuidados no caso de perda da unha: limpe a ferida, aplique pomada cicatrizante e cubra a área posteriormente com um curativo que não toque a ferida, para não irritar a área quando for retirá-lo.

O descolamento simples acontece justamente quando a gente tem algum tipo de trauma. Isso pode acontecer, por exemplo, quando se está com a unha comprida, ou quando a gente dá uma topada, colide com alguma coisa ou até o uso de sapatos inadequados, e então, acontece o descolamento.

Como colar unha quebrada com sal

  1. Use o papel alumínio para fazer o molde da unha.
  2. Passe um pouco de base abaixo da unha.
  3. Passe um pouco de cola.
  4. Coloque uma camada de sal, espere secar e repita o processo até que pareça firme.
  5. Retire o molde e corte ou lixe a unha até que ela fique mais natural.

A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura.

Dicas para as unhas crescerem mais rápido

  1. Usar base fortalecedora. ...
  2. Hidratar as unhas. ...
  3. Evitar acetona. ...
  4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha. ...
  5. Evitar tirar a cutícula. ...
  6. Evitar contato com produtos químicos. ...
  7. Comer mais proteína. ...
  8. Tomar suplemento de biotina.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico.