O que fazer quando a unha cresce para baixo?

Perguntado por: uxavier5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O ideal seria procurar um médico dermatologista para avaliar suas unhas e definir qual o melhor tratamento para o seu caso. Às vezes medidas comportamentais serão suficientes para o alívio dos sintomas, porém em muitos casos é necessário correção cirúrgica.

Desbastamento. Caso o paciente em questão tenha um bom histórico de circulação, o corte ou remoção da unha pode ser indicado. Ela será tratada de maneira diferente desde o início de seu crescimento, afim de impedir que a deformidade ganhe forma novamente. É comum os jovens usarem essa alternativa como solução.

Dicas para as unhas crescerem mais rápido

  1. Usar base fortalecedora. ...
  2. Hidratar as unhas. ...
  3. Evitar acetona. ...
  4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha. ...
  5. Evitar tirar a cutícula. ...
  6. Evitar contato com produtos químicos. ...
  7. Comer mais proteína. ...
  8. Tomar suplemento de biotina.

É necessário um exame clínico com PODOLOGISTA, para avaliaçao da deformidade, correçao da mesma e tratamento de patologias associadas. Nunca extrair a unha. Marque uma consulta. A unha com fungos pode crescer com algumas deformidades, para isso requer acompanhamento com o serviço de podologia.

A onicofose é um excesso de pele que surge embaixo da unha, no sulco do dedo. É uma resposta da pele a um atrito intenso que comprime um ponto do sulco contra a lâmina, e que surge com frequência no halux (dedão do pé) devido à pressão.

O formato oval, além de ser o mais resistente, é o melhor para quem quer estimular o crescimento das unhas, já que o canto arredondado contribui para que elas demorem a quebrar e consequentemente cresçam com mais facilidade”, ressalta Luisa.

A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.

O hiponíquio é uma região estreita localizada entre o leito ungueal e a prega ungueal distal, abaixo da borda livre da lâmina ungueal. Tem função similar à do eponíquio, uma vez que sela a superfície abaixo da parte livre da unha, protegendo-a também.

Unha com curvatura ressaltada, afunilada ou pressionada nas bordas pode ser aliviada com o uso de órtese ungueal, que é um tipo de aparelho corretivo. De acordo com a podóloga Claudete Leite, esse recurso corrige o crescimento da unha, através de um tratamento que pode durar meses.

A onicogrifose é uma distrofia adquirida que ocorre espessamento de uma ou mais unhas, pela falta de cuidados, aumenta sua extensão, curvam-se como o chifre de carneiro, são mais escuras e mais grossas (espessas) do que as normais, encurvadas, geralmente, crescem bastante rápido.

Para isso, as unhas devem ser cortadas em linha reta, evitando cortar o cantos, pois o cantos ajudam a guiar o crescimento da unha, evitando que se desenvolvam para debaixo da pele. Além disso, não se deve cortar a unha muito curta porque isso aumenta o risco de ela dobrar e penetrar a pele na parte da frente do dedo.

Pesquisas feitas há anos já comprovaram que as unhas crescem em média 0,1 milímetro por dia, ou seja, as unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês.

O creme dental pode te salvar. Quando aplicado nas unhas, o produto traz um acabamento brilhante ao esmalte.

De acordo com a manicure Mirlene Souza, o formato oval além de ser o mais resistente é o melhor para quem quer estimular o crescimento das unhas já que o canto fica arredondado e esse shape contribui para que elas demorem a quebrar e consequentemente cresçam com mais facilidade.

O problema pode ser causado por micose, mas também é comum e natural surgir em idosos, porque durante o envelhecimento a matriz ungueal deixa de ser oxigenada como deveria, ou seja, o oxigênio não é suficiente para manter a circulação vascular correta, e a unha chega a ficar torta.

Unhas onduladas
Pode ser um processo natural de envelhecimento e é comum em pessoas idosas, mas também pode ocorrer por doenças de pele que deixam as unhas mais secas como psoríase, líquen plano, dermatite atópica, alopecia areata ou lúpus.

Para cortar, retire apenas a parte branca e não arredonde os cantos. Unha funil: como o nome já diz, este formato afunila na ponta e têm laterais profundas. É recomendado que um profissional faça o corte, mas se você sentir necessidade de apará-la, opte pela lixa.