O que fazer quando a tomada faz barulho?

Perguntado por: imoreira6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Se sua tomada e interruptor fazem barulho, pode ser por conta de instalação incorreta. Você precisará chamar um eletricista profissional certificado para o reparo adequado. Uma tomada com zumbido pode indicar que você tem um problema elétrico sério.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

as das principais causas de curtos-circuitos são: fiação defeituosa, conexões de caixa solta, tomadas antigas, fios desencapados, bitolas menores do que o recomendado, entre outros.

Outra medida para eliminar o zumbido é usar cabos balanceados (do tipo que tem três conectores) ao invés do cabo não balanceado de apenas dois fios. Essa fiação extra presente no balanceado cumpre a função de aterramento, protegendo-os das distorções externas. O melhor material para esse tipo de fio é o ouro.

Ruído elétrico (Electrical Noise) é qualquer sinal elétrico não desejado presente em um circuito. Interferência Eletromagnética (EMI – Electromagnetic Interference) é o termo utilizado para os ruídos elétricos que interferem e que causem uma resposta indesejada do sistema.

Se sua tomada e interruptor fazem barulho, pode ser por conta de instalação incorreta. Você precisará chamar um eletricista profissional certificado para o reparo adequado. Uma tomada com zumbido pode indicar que você tem um problema elétrico sério.

Fios ou cabos: condutores elétricos com cheiro de queimado, ressecados ou com rachaduras também merecem atenção. Caso isso aconteça, é provável que a instalação elétrica esteja inadequada para as atuais necessidades de consumo.

Isto pode ser causado pelo fato da saída estar enferrujada, deformada, ou afetada por umidade, oxidação, sujeira, poeira... etc. Solução: Use uma tomada ou extensão de alta qualidade. Se a tomada ou extensão tiver sido usada por muito tempo, recomendamos que você a substitua.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

O curto-circuito pode ser caótico e imediato, soltando faíscas e criando princípios e incêndio em tomas, equipamentos, disjuntores e em interruptores.

Cheiro de queimado na fiação
Por isso, se sentir um cheiro de plástico queimado sem motivo aparente enquanto algum equipamento estiver conectado na tomada, é hora de chamar um profissional, pois isso pode ser um sinal de um curto-circuito. Fio e cabos escurecidos ou derretidos são sinais de curto-circuito.

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Caso o ruído passe facilmente através das paredes internas, a dica é apostar em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito.

Como funciona o cancelamento de ruído? Os dispositivos de áudio com cancelamento de ruído utilizam um microfone incorporado para analisar as ondas de som ambiente à sua volta e gerar as ondas de som opostas para reduzir o som envolvente.

A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.