O que fazer quando a tomada esquenta muito?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

É comum que o indivíduo tente, inclusive, mexer no plugue, tirando e colocando para ver se volta ao normal. Porém também é possível perceber um cheiro de queimado e o aparecimento de faíscas quando um equipamento está conectado. Nos casos mais avançados, a superfície pode estar com aspecto chamuscado.

Secadores de cabelo têm uma potência (watts) que resulta em uma corrente maior que 10A. Por isso aquece. O ideal é trocar não só a tomada, mas também verificar se os cabos que saem do quadro e vão até ela precisam de readequação.

Antes de apresentar as medidas que o usuário pode adotar para evitar o curto-circuito nas instalações elétricas, é necessário destacar alguns exemplos que identificam essa condição: cheiro de queimado, tomadas com manchas pretas, queda de energia constante e lâmpadas inutilizadas com frequência.

Fios ou cabos: condutores elétricos com cheiro de queimado, ressecados ou com rachaduras também merecem atenção. Caso isso aconteça, é provável que a instalação elétrica esteja inadequada para as atuais necessidades de consumo.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

Nessa situação, o diagnóstico é simples: caso uma tomada esteja mostrando sinais de derretimento mesmo com algum dispositivo de baixa potência, a explicação pode estar na própria rede. O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema.

Ela complemanta que, enquanto algumas pessoas preferem usar os plugs entre quatro paredes, outros têm a fantasia de usar o acessório sexual enquanto realizam tarefas do dia a dia. A fisioterapeuta pélvica explica que não tem um tempo definido para você usar o plug anal, você quem define quanto você vai usá-lo.

Além de causar incêndios, danos materiais e riscos à vida, alguns curto-circuitos podem ser silenciosos, mas igualmente prejudiciais, fazendo com que equipamentos funcionem de maneira incorreta, desgastando o circuito a longo prazo e gerando altos custos na conta de luz. energia, aumento da conta de luz.

O que é e quando acontece um curto-circuito
Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha. Isso faz com que os aparelhos ou instalações que estejam conectadas a esse circuito elétrico parem de funcionar instantaneamente.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Provavelmente um secador de cabelo deve possuir uma potência relativamente alta. Normalmente em média de 1400W. Só por essa potência, se for uma instalação de 127V, consome 11A de corrente. Ou seja, um secador de cabelo deve ser ligado a uma tomada que não divida circuito com mais nenhuma.

5 dicas para evitar sobrecargas elétricas durante a pandemia

  1. Conheça a capacidade elétrica do imóvel. ...
  2. Compre equipamentos adequados. ...
  3. Não utilize a mesma tomada para ligar vários equipamentos. ...
  4. Não ligue diversos equipamentos ao mesmo tempo. ...
  5. Realize uma reforma nas instalações elétricas.

A sobrecarga elétrica pode ser provocada por diversas razões, sendo a mais frequente e comum quando o utilizador liga muitos aparelhos simultaneamente num mesmo circuito de fichas. Com isso, há um excesso de carga nominal no sistema. Além disso, o uso de adaptadores em fichas também pode provocar a sobrecarga elétrica.