O que fazer quando a suculenta fica Estiolada?

Perguntado por: ufurtado7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Mude o local da suculenta estiolada. O primeiro passo para recuperar uma suculenta estiolada é mudar o local de onde ela se encontra. Isso é necessário e fundamental para sua planta, pois a iluminação atual pode não estar sendo suficiente para ela se manter saudável.

Por que as suculentas mudam a coloração no sol? Os raios de sol causam um tipo de estresse nas suculentas que, diante dessas condições, criam novos pigmentos nas folhas para que possa se proteger. Desse modo, as folhas verdes podem ficar vermelhas, laranja, ou até mesmo rosas, roxas e amarelas.

A planta estiolada apresenta uma cor branca-amarelada pois não possui clorofila (clorose). A planta não assimila clorofila, pois os pigmentos não são estimulados na ausência de luz solar. Possui pequenas folhas e ápice culinar em forma de gancho que protege os primórdios e o meristema apical contra o atrito com o solo.

2. [Figurado] Fraco, raquítico, debilitado, atrofiado. 3. Que se alonga extraordinariamente, mas sem tomar cor nem grossura (falando das plantas, ramos, etc.).

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três pares de folhas e fazer um corte na base do talo. Para a divisão de touceiras, retire um pedaço da sua planta com a raiz.

Faça a estaquia ou a divisão de raiz
Com um objeto pontiagudo — que pode ser uma faca, tesoura de jardinagem ou podão —, faça a divisão de touceira (ou raiz) ou a estaquia. Esse procedimento é uma maneira de tirar a muda de planta adulta a partir do corte de um ramo.

O termo técnico para isso é estiolamento. Suculentas se esticam quando não estão recebendo luz solar suficiente. Primeiro você notará que a suculenta começa a girar e dobrar em direção à fonte de luz. Então, à medida que continua a crescer, ficará mais alto, com mais espaço entre as folhas.

As suculentas se dão bem em climas mais quentes. Sol e meia sombra são ideias para elas.

Como cuidar
Assim como grande parte das suculentas pendentes a rega deve ser moderada e feita somente quando a terra estiver seca. O solo deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica. Além disso, é recomendado apenas o sol da manhã e é preciso manter a planta longe de correntes de ar.

Plantas murchas: observe o solo – se estiver úmido, sua planta está com excesso de água. Se o solo estiver seco, está submerso. Bordas douradas: Uma folha que mostra sinais de escurecimento, mas que parece crocante e leve, é submersa. Se estiver macio e mole, você tem uma planta suculenta com excesso de água.

Suculentas gostam de sol naturalmente, mas para colorir a sua, o 'banho de sol' deve aumentar. A dica de Anne é, gradativamente, expor sua planta ao sol e colocar um pouco menos de água que o habitual. Por causa do estresse hídrico, ela começa a alterar a coloração, das pontas para o centro da folha.

É só misturar meia colher de café de sal amargo em um litro de água. Depois, colocar em um borrifador e espalhar abundantemente pelas folhas das suculentas, que irão absorver o magnésio. Faça isso apenas uma vez por mês, de preferência no final da tarde ou início da noite.

As plantas aquáticas flutuantes fixas são plantadas no fundo do lago, onde suas raízes e rizomas se fixam, enquanto suas folhas alcançam a superfície da água. A profundidade de plantio varia muito com a espécie, por isso é sempre importante buscar conhecer mais sobre a planta que estamos cultivando!

A abscisão foliar pose ser causada apenas por tensões físicas que rompem o pecíolo, causando a queda da folha, como por exemplo ocorre em muitas monocotiledôneas e em dicotiledõneas herbaceas.

duas fases. A primeira, fase vegetativa, inicia-se com a germinação da semente indo até a planta adulta. A segunda, fase reprodutiva, vai do inicio da floração até a formação dos frutos e sementes.

adj. (1) Estropiado. (2) Desperdiçado. (3) Desfeito.

A. adj. || que tem dentes grandes ou dentuça.

Fazer estágio em: estagiar numa clínica.

Com duração média de dois meses, a muda de penas é bastante gradual, sem o surgimento de falhas na plumagem.

Sem cova preparada para o plantio: Caso a cova ainda não esteja preparada para receber a planta, é muito importante irrigar a muda de 2 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade de sol que ela estará recebendo. Com esses cuidados, e sem adensamento, ela poderá aguentar de 30 a 40 dias antes de ser plantada.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.