O que fazer quando a salada de fruta fica amarga?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Uma ótima forma de tirar o amargo das frutas é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Para a banana não ficar escura na salada de frutas basta acrescentar um pouco de suco de limão. Experimente!

Vale destacar que saladas de frutas (geralmente feitas com abacaxi, maçã, banana, morango, uva, manga, mamão, laranja e outras frutinhas) devem ser consumidas em até uma semana, para não perderem sabor e nutrientes.

Outra dica para a fruta não oxidar, no caso da salada de frutas, por exemplo, é usar uma bebida gaseificada, como água com gás, bem como um refrigerante de fruta. Afinal, o ácido cítrico que elas contêm também ajuda as frutas a não escurecerem tão depressa.

Como evitar o amargo na salada de frutas? Se for usar laranja lembre-se de retirar a parte branca da fruta antes de picar, porque ela pode amargar a sua salada de frutas! Essa regrinha serve também para o limão!! No caso do abacaxi é importante retirar o miolo, já que ele pode fermentar a sua receita.

Lave bem as frutas, seque, corte e coloque os pedaços dentro da tigela para ficarem mergulhados no suco. Portanto, tem que espremer laranja suficiente para cobrir tudo (pense que dá menos trabalho que descascar a laranja e cortar). Tampe a sobremesa e leve para a geladeira.

Cuidados para congelar a salada de fruta e manter os nutrientes. - Coloque as frutas em porções separadas: Segundo a nutricionista, é importante sempre congelar em saquinhos ou potes vedados de maneira que não entre ar.

Frutas cortadas
Evite frutas que escurecem depois de abertas, como banana, maçã, pêra, abacate, ameixa (a exceção é quando você prepara uma salada de frutas e coloca caldo de laranja e já deixa tudo misturadinho, aí o caldo cítrico impede que a fruta escureça).

RESOLUÇÃO: A) O suco de laranja contém ácido ascórbico (vitamina C) que age como antioxidante, isto é, reagem com oxigênio, impedindo que o mesmo transforme os fenóis presentes nos frutos em quinonas e, como consequ- ência, não haverá formação dos polímeros de cor castanha.

E também, pode ser usado para maçãs, pêras ou. pêssegos. Suco de frutas cítricas ajudam para não escurecer as.

Se você estiver preparando um prato de salada de frutas, para evitar o escurecimento da banana e maçã, é preciso mergulhar as frutas fatiadas dentro de um recipiente com suco de limão ou suco de laranja. As frutas cítricas ajudam a evitar a oxidação e ainda acrescentam mais sabor à sua receita.

A salada pronta fora da geladeira fica propícia a se oxidar em virtude do contato com o oxigênio atmosférico.

Portanto, para evitar que a maçã escureça, basta misturar uma colher de suco cítrico em um copo de água fria e deixar as fatias da fruta de molho por cinco minutos.

– frutas que não oxidam com facilidade (se me souberem dizer porquê, agradeço): melão, meloa ou melancia; – em última instância: manga, pêssego, ameixa ou pêra (que quanto a mim, não têm uma oxidação demasiado intensa para que não sejam consideradas).

Você já deve ter percebido que, depois de cortar algumas frutas, elas começam a escurecer rapidamente. Isso acontece especialmente com as frutas de polpa clara, como maçã, banana, pera, pêssego e nectarina.

O contato com o oxigênio gera uma redução dos níveis de compostos fenólicos da fruta. Estes apresentam uma capacidade antioxidante e de redução dos radicais livres. Portanto, a primeira consequência de comer fruta oxidada é que os benefícios fornecidos são menores.

Miraculina

Miraculina – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vegetais amargos, mas poderosos
Alcaparra, rúcula, berinjela, alcachofra, alho poró e escarola, embora possam ter um gosto amargo crus, quando assados ou preparados com outros alimentos, o amargor mal aparece e ainda favorece a saúde.

Mas para que você possa aproveitar o sabor das frutas sem se exceder, a dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, o mel, a linhaça, o iogurte, a aveia e a granola, que além de possuírem poucas calorias, dão uma turbinada na sua salada deixando-a ainda mais nutritiva.

Vale destacar que, apesar de ser mais indicado consumir a salada antes da refeição (até para desintoxicar o organismo), você também pode comer legumes e vegetais depois (ou até mesmo junto) do prato principal sem problemas.