O que fazer quando a pessoa está com depressão pós-parto?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

O primeiro passo para procurar ajuda profissional é marcar uma consulta com seu profissional de saúde ou médico, para suporte à depressão pós-parto, pois eles poderão aconselhar sobre o tratamento apropriado, seja aconselhamento de depressão com um terapeuta especializado em DPP ou medicação.

Psicoterapia contribui para o tratamento da depressão
São esses temas que serão conversados durante a terapia com o psicólogo. Ao contrário da depressão pós-parto, que tem como causa a desorganização hormonal provocada pela gravidez e pelo próprio parto, a depressão comum não tem apenas um fator desencadeador.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a doença é identificada em 1 a cada 4 mães de recém-nascidos no país.

Depressão pós-parto e Baby blues. O Baby blues atinge a maioria das gestantes entre o terceiro e 14º dia após o parto, causando sintomas leves como tristeza, irritabilidade, choro, ansiedade, alteração da concentração.

Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.

O baby blues costuma causar sintomas muito característicos em mães na fase do puerpério: irritabilidade, insônia, ansiedade, tristeza excessiva e vontade de chorar com frequência, alterações de humor, falta de libido, falta ou excesso de fome, insegurança e autodepreciação são algumas das sensações mais comuns nas mães ...

Nossa hipótese é de que essas pressões culturais sob as quais as mulheres invariavelmente exercem a maternidade, associadas ao sentimento de incapacidade em adequar-se a uma visão romanceada desse estado, acabam por deixá-las ansiosas e culpadas, suscitando dessa maneira conflitos que predisporiam a depressão pós-parto ...

Baby blues não tem nada a ver com os olhos azuis de um bebê. Na verdade, essa expressão é o modo informal de dizermos post-natal depression ou postpartum depression em inglês. Ou seja, equivale ao nosso depressão pós-parto em português.

O transtorno pós-parto mais grave é a psicose puerperal. Trata-se de uma doença psiquiátrica em que a mãe apresenta sintomas como: delírios e alucinações, insônia, agitação, confusão mental e raiva. Pode ter relação com o transtorno bipolar e oscila entre a indiferença e a agressão, entre outros sintomas.

Baby blues geralmente incluiu mudanças de humor, episódios de choro, ansiedade e dificuldade em dormir. O baby blues ou tristeza materna normalmente começa nos primeiros dois a três dias após o nascimento do bebê e pode durar até duas semanas.

Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:
É um estado mais leve causado pelas mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. A mulher pode apresentar choro fácil, se sentir triste e irritada, e esses sintomas podem se intercalar com momentos de alegria e satisfação.

Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente. Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez.

Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais.
...
Algumas das mudanças mais importantes incluem:

  1. Mamas mais duras. ...
  2. Barriga inchada. ...
  3. Aparecimento de sangramento vaginal. ...
  4. Cólicas. ...
  5. Desconforto na região íntima. ...
  6. Incontinência urinária. ...
  7. Retorno da menstruação.

Acompanhe este artigo e conheça dicas para ter uma gravidez feliz e saudável:

  1. RESPIRE FUNDO.
  2. REDUZA O CONSUMO DE CAFEÍNA.
  3. EVITE BANHOS QUENTES.
  4. APROVEITE MELHOR OS MOMENTOS DE SONO.

Os sintomas do baby blues podem durar cerca de duas semanas.

1. DEPRESSÃO PÓS-PARTO. Durante o período gestacional e puerperal a mulher começa a desenvolver alterações físicas, hormonais, psíquica que refletem diretamente a saúde mental. E nesse período que a atenção deve ser especial a fim de realizarem diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível.