O que fazer quando a pessoa está com abstinência de droga?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os tratamentos psicoterápicos podem auxiliar bastante na recuperação da saúde mental dos dependentes químicos. Essas intervenções são utilizadas como tratamento complementar às medicações a fim de que o indivíduo consiga restabelecer o equilíbrio emocional necessário para conseguir vencer o vício.

Dicas importantes para vencer a abstinência

  • Faça caminhadas. A atividade física traz uma série de benefícios para o funcionamento do corpo, melhorando o metabolismo e a disposição. ...
  • Faça uma lista de pequenas tarefas. ...
  • Encontre um passatempo. ...
  • Seja voluntário. ...
  • Leia mais.

Um remédio caseiro que pode auxiliar o tratamento do alcoolismo, é a sopa de sementes pretas de gergelim, amoras e arroz, que fornece nutrientes, principalmente vitaminas do complexo B, que ajudam a reduzir os sintomas de abstinência de álcool.

Não force nenhum diálogo. A primeira e mais importante dica é não forçar nenhum tipo de contato, se a pessoa não estiver receptiva para tal. Os episódios de dependência química, naturalmente apresentam certa rispidez e também falta de interesse de contato.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

A dependência química acaba criando uma ilusão de prazer que perturba os demais mecanismos cerebrais. Se, usando drogas, a pessoa relaxa, quando o efeito termina, a ansiedade retorna e ganha ímpeto, pois a síndrome de abstinência é imediata.

Qual é a etapa mais difícil de recuperação de dependente químico? Das fases de recuperação da dependência química anteriormente citadas, a fase da reabilitação é a mais crítica, porque, a fase demanda um esforço, dedicação e atenção. É nela que o dependente precisa mais do que nunca do apoio dos familiares.

Em pacientes com abstinência leve a moderada, a literatura validou o tratamento ambulatorial, nesse caso, um benzodiazepínico pode ser prescrito por poucos dias; o diazepam, por exemplo, 5 a 10 mg via oral a cada 6/6 ou 8/8 horas, com ajustes após as primeiras doses.

Quanto tempo dura o efeito da cocaína? Quando a cocaína é aspirada, o efeito costuma demorar 10 minutos para acontecer e dura por volta de 30. Já quando é injetada, a sensação de euforia é quase imediata, pois entra diretamente na corrente sanguínea. Portanto, o usuário tende a usar cada vez mais.

A duração do tratamento pode ser muito variável: entre 1 e 30 dias, pois depende dos efeitos desejados e da tolerância ao tratamento. De fato, alguns preferem uma cura expressa por alguns dias (cerca de 10 dias) ou espalham essa cura suavemente por um mês.

Como as substâncias psicoativas alteram as funções cerebrais, o dependente químico pode ficar com depressão profunda. Quando ocorre o consumo de drogas, as alterações das funções químicas cerebrais diminuem a produção de neurotransmissores, ligados a sensação de bem-estar, o que acaba gerando a depressão.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

Em questão de conseguir isso sozinho, na teoria, sim, é possível. Se tiver determinação para isso, uma pessoa pode se livrar das drogas por conta própria, mas o desafio é maior. Algumas pessoas podem tentar fazer progressivamente, reduzindo as doses, mas isso só prolonga o sofrimento.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

Problemas nos rins, pulmões e fígado; Delírio, depressão e mudanças de humor; Alucinação, confusão mental e desorientação; Destruição dos tecidos do nariz.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

Veja 6 maneiras reais para você pode ajudar um dependente químico a iniciar o processo de recuperação:

  1. Ter empatia.
  2. Saber se comunicar.
  3. Pesquise sobre o assunto.
  4. Realize uma intervenção.
  5. Esteja sempre de braços abertos.
  6. Incentive a participação em grupos de apoio.