O que fazer quando a pessoa acorda sufocada?

Perguntado por: eportela3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Se você sente falta de ar, acorda várias vezes durante o sono e desconfia que pode ser apneia, procure logo um médico cardiologista! Pois apenas com ajuda de um especialista, que acerte na busca pelo diagnóstico, será possível identificar o melhor tratamento para cada perfil de paciente.

O distúrbio faz com que a respiração seja interrompida durante a noite, o que compromete a oxigenação do cérebro, caracterizando-se pelo desconforto ao despertar com as dores de cabeça. Esse sintoma pode ser mais frequente quando aliado a noites mal dormidas.

Ligar para um ambulância é sempre a melhor medida nesses casos, para que os profissionais possam avaliar o quadro e dar um diagnóstico para o problema. Os cuidados com a sua saúde devem ser frequentes! Como podemos ver, a falta de ar é um sintoma que pode estar relacionado a inúmeras doenças e problemas de saúde.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

Tratamentos. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono raramente tem cura. “Somente em casos de emagrecimento considerável ou de cirurgias de amígdala e adenóide em crianças ocorre a cura completa”, explica a médica do Instituto do Sono.

Qual é o tratamento para apneia do sono? O tratamento padrão ouro para AOS moderada e grave é o uso de aparelho de pressão positiva contínua (CPAP), conectado de forma não invasiva através de máscara utilizada durante o sono.

Decúbito Lateral
Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

É comum que se apresente como sensação de sufocamento ou aperto, junto ou logo depois de uma situação estressante que provocou angústia. Nesse caso, o incômodo é aliviado com exercícios de respiração ou assim que a pessoa se acalma.

Diminua o ritmo da respiração
Recomenda-se tentar inspirar e expirar profundamente, o que reduz o estresse e favorece a oxigenação do cérebro, diminuindo o desconforto e a sensação de dificuldade de respirar.

O principal indício da Apnéia do Sono é a sonolência durante o dia, fato que faz com que a situação seja minimizada ou passe despercebida por muitos pacientes. A parada do fluxo aéreo dura, em média, 10 segundos, tempo suficiente para causar uma significativa redução na oxigenação do sangue.

Conforme a gravidade da asfixia, podem ir desde um estado de agitação, lividez, dilatação das pupilas (olhos), respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência com paragem respiratória e cianose da face e extremidades (tonalidade azulada). A situação é grave e deve-se intervir rapidamente!

Falta de ar no repouso ou realizando esforço
A falta de ar pode ser indício de algum problema cardíaco, quando ela se apresenta ao realizarmos atividades simples, como: Subir escadas; Correr curtas distâncias; Praticar exercícios físicos que exigem pouca energia, como caminhadas.

Chá de hortelã com gengibre sabor limão
Esta opção é repleta de benefícios para a saúde respiratória já que reúne ingredientes que já são conhecidos por contribuir para o funcionamento dos pulmões. Como já falamos aqui, o chá de hortelã, por si só, atua na abertura de vias aéreas.

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

Como a atividade física ajuda quem tem apneia? Os exercícios aeróbicos como a corrida, natação e ciclismo são ideais para pessoas portadoras de apneia. A atividade física atua sobre o distúrbio favorecendo o sistema respiratório. E, assim, diminui a chance de ronco e evita as paradas respiratórias.

O travesseiro antironco é um produto especialmente desenvolvido para auxiliar as pessoas que sofrem com distúrbios do sono como o ronco e a apneia do sono.

Um dos principais métodos de respiração é através da contração do diafragma. Além de ajudar durante as crises de ansiedade, esse tipo de respiração auxilia a regular o organismo e o sistema nervoso. O primeiro passo para essa técnica é colocar a mão no pulmão e outra no peito e manter o corpo ereto.