O que fazer quando a perícia fica em análise?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

O que fazer quando o auxílio doença está em análise? Quando o auxílio doença está em análise após os 45 dias no INSS, é preciso entrar com mandado de segurança solicitando a análise imediata do benefício, conforme a gravidade e vulnerabilidade do segurado.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

Significa que seu pedido está apto para a análise do INSS, porém muitas pessoas confundem habilitado com deferido, mas vale lembrar que há diferença. Confira abaixo. Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS. Significa que o INSS não concedeu o benefício que você solicitou.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mas recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

O que mudou em 2022? Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como acelerar a resposta do meu pedido do INSS?

  1. Acompanhar seu pedido no Meu INSS;
  2. Enviar os documentos faltantes, conforme solicitado;
  3. Atualizar seus dados periodicamente;
  4. Entrar com uma ação na justiça pedindo respostas;
  5. Agendar a perícia médica, ou refazê-la quando necessário.

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – 45 dias; Demais aposentadorias e BPC LOAS – 90 dias; Auxílio-acidente e auxílio-reclusão – 60 dias; Salário-maternidade – 30 dias.

Não existe um prazo máximo de duração do auxílio-doença, existe um prazo mínimo: ele só precisa ser de, pelo menos, 15 dias. O tempo de duração do seu afastamento será definido pelo médico do INSS, então não se esqueça de levar todos os documentos médicos que comprovam a sua incapacidade na sua perícia!

O responsável pelo pagamento do salário do trabalhador que está esperando a perícia do INSS por motivo de incapacidade nos primeiros 15 dias é o próprio empregador. Ou seja, a empresa com que o empregado possui vínculo. O INSS tem um prazo de até 30 dias para responder ao pedido do trabalhador.

Do total, 1,231 milhão de segurados estão na fila do INSS. Na espera pela perícia médica, há 576, 4 mil cidadãos aguardando o exame que poderá dar acesso a benefícios por incapacidade. Os dados, de janeiro de 2023, apontam aumento da fila do INSS, que em dezembro tinha 1,087 milhão de segurados.

Precisa ficar atento. A FALTA DE RESPOSTA, indica que HÁ ALGUM ERRO NOS DADOS OU FALTOU ALGUMA INFORMAÇÃO QUE ESTA IMPEDINDO A LIBERÇÃO DO BENEFÍCIO. O procedimento para resolver pendências após a perícia médica é chamado de ACERTO PÓS PERÍCIA, e É INFORMADO PELO PORTAL “MEU INSS”.

Como é calculado o novo valor do Auxílio-doença? O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

Ligue 135 -> A Central de atendimento 135 foi criada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone. E por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de celular também serão gratuitas.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão? Após a liberação do seguro pelo INSS, os Correios têm até 30 dias para entregar o documento em sua residência.

Durante a análise dos documentos, é comum aparecer o status “Processo encaminhado para a fila regional para prosseguimento de análise – Desp/902”. Esse termo significa que o processo está em uma etapa de movimentação interna do INSS e ainda está em análise.

analisar vai ser concluído Já quando o status do requerimento estiver concluído significa que o benefício já foi analisado e houve uma decisão. essa decisão pode ser positiva ou negativa se tiver deferido o conseguido quer dizer que seu benefício foi aprovado Mas. se tiver indeferido ou não concedido.

O resultado da perícia do INSS é definido pelo médico.
Antes disso, é possível que você seja analisado por outros profissionais de saúde, que podem dar parecer favorável à aprovação do seu auxílio, mas a concessão dele só é efetivada por um servidor do órgão.

Do ponto de vista da empresa que sofre uma ação trabalhista, por exemplo, um laudo pericial favorável significa uma conclusão que favorece a reclamada. Já o laudo desfavorável, implica na conclusão negativa do perito, favorecendo o reclamante e, por consequência, prejudicando a empresa.

A mais comum é a de 12 meses (ou de 12 pagamentos). Ou seja, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições para INSS para ter direito ao auxílio-doença. Então, se você começou a contribuir em 01/03/2023, e continuou contribuindo por 12 meses, você vai cumprir a carência em 01/03/2024.

Após a Reforma, a aposentadoria por incapacidade passou a ser calculada assim: 60% do salário de benefício + 2% a cada ano adicional de contribuição. Isso chega a diminuir o valor das aposentadorias em 40%, o que faz muita diferença na vida do segurado.