O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo vinagre?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 13 votos

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Camomila. Utilizada como chá, a erva pode melhorar o principal sintoma que é a coceira (prurido vulvar) e irritação da pele. Isso porque ela tem ação anti-inflamatória e calmante. Mas é sabido que a camomila é mais eficaz para combater os sintomas, não a candidíase em si.

Banho de assento para candidíase com vinagre de maçã
O banho de assento com vinagre é uma técnica que ajuda a aliviar os sintomas da candidíase. O vinagre de maçã possui propriedades que ajudam a restaurar a acidez natural da vagina. Além disso, ele tem agentes anti-inflamatórios.

Banho de assento com vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal.

Combate a coceira
Um pouquinho de vinagre de maçã aplicado com algodão é comumente recomendado para fazer com que uma mordida de mosquito pare de coçar. Vai arder, mas vai ajudar a acalmar a irritação.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

É preciso visitar um médico se: os sintomas persistirem por mais de 7 dias após tratamento ou caso retornem dentro de dois meses. tiver candidíase com frequência (mais de duas vezes em seis meses)

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Se sofre de acne no rosto ou corpo, um banho de vinagre de sidra pode ser uma ótima maneira de limpar e acalmar a pele inflamada. “O produto secará o excesso de óleo e ajudará a combater as bactérias”, explica Mysore. O que também torna este vinagre um excelente tratamento caseiro para as verrugas.

Ela precisa ser tratada de maneira correta, com antifúngicos. O mercado já dispõe de tratamentos disponíveis e eficazes, como é o caso de Gino-Canesten®.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.