O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo e inchado caseiro?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Se no seu caso a coceira está te incomodando, existe o Gino-Canesten® Calm, um sabonete íntimo em gel especialmente desenvolvido para alívio da coceira vaginal por até 12h*. Assim, você cuida da higiene íntima, com um alívio da coceira nas partes íntimas.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas. Suas principais aplicações são chás e sucos.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Pode-se adicionar camomila, sândalo ou benzidamina; Deixe o líquido esfriar um pouco e, quando a água estiver morna, coloque o conteúdo em uma bacia, de forma que o líquido cubra sua parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 5 a 10 minutos; Saia do banho de assento e enxugue a região com uma toalha macia.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

Abaixo, listei 7 alimentos que combatem inflamação:

  1. Frutas vermelhas. As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. ...
  2. Abóbora. ...
  3. Azeite de oliva extravirgem. ...
  4. Abacate. ...
  5. Cúrcuma. ...
  6. Folhas verdes. ...
  7. Chocolate meio amargo.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O que é bom para curar inflamação?

  • azeite.
  • alimentos ricos em fibras.
  • tomates.
  • nozes, castanhas e amêndoas.
  • folhas verdes, incluindo espinafre e couve.
  • peixes gordurosos, como salmão e cavala.
  • frutas, incluindo frutas vermelhas e cítricas.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.

Garanta a higiene correta e mantenha a região da virilha seca, especialmente após se lavar ou fazer exercício físico. Escolha somente roupa íntima de algodão e troque-a diariamente. Troque as suas toalhas regularmente e evite usar toalhas disponíveis em áreas públicas.

Nesses casos, a candidíase pode desenvolver um leve inchaço e lesões em forma de pontos no pênis, pequenas manchas vermelhas no local e coceira. Mesmo que a candidíase não seja uma IST, o contato direto com uma pessoa que esteja com candidíase pode sim levar ao desenvolvimento da infecção.

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido. Procure consumir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras.

Banho de assento com vinagre
O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

O banho de assento é um aliado no controle de sintomas como coceiras e corrimentos. O sal alcalino não substitui o tratamento convencional, mas pode ser suficiente em casos mais leves.

Banho de assento com camomila
Além disso, alivia também os sintomas de assaduras”, explica Fabiana. A ginecologista acrescenta, porém, que o ideal é saber o porquê da coceira, mas pode-se utilizar o banho com camomila para aliviar esse sintoma.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

Atualmente, existem medicamentos mais modernos, como o clotrimazol de 1 dia. Trata-se de um comprimido vaginal que resolve a candidíase com apenas uma aplicação.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

A boa notícia é que a maioria das doenças decorrentes da inflamação crônica apresentam sinais precoces. Para melhorar o quadro são essenciais atividades físicas (especialmente, as que trabalham a mente e o corpo, como ioga e meditação), uma alimentação saudável, sono reparador e controle de estresse.