O que fazer quando a palavra não cabe na mesma linha na redação?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A translineação ocorre quando há a “quebra” de uma palavra entre uma linha e a próxima. Para isso, é utilizado um hífen. Essa prática é bastante comum nas redações do Enem, em razão do espaço limitado que os estudantes possuem para escrever os textos — inclusive, ultrapassar essas marcações provoca a perda de pontos.

A separação silábica deve ser realizada com o hífen ( -) e não com o underline ( _) , como muitos candidatos fazem. Na translineação ( passagem de uma linha para outra) , a separação de sílabas deve obedecer às regras da gramática normativa.

Entenda o que é translineação
Como mencionamos acima, a translineação nada mais é do que a “quebra” de uma palavra entre uma linha e outra. Basicamente, se trata de dividir uma palavra com o uso de hífen (-) pelo fato dela não caber em uma linha.

Nesse caso basta inserir hifens sem quebra (“non breaking hyphen”) entre os termos. O que se faz usando a mesma combinação de teclas dos espaços sem quebra: teclando “Ctrl + Shift + -” (este último caractere, naturalmente, é um hífen) entre as palavras que não se deseja separar.

A translineação ocorre quando há a “quebra” de uma palavra entre uma linha e a próxima. Para isso, é utilizado um hífen. Essa prática é bastante comum nas redações do Enem, em razão do espaço limitado que os estudantes possuem para escrever os textos — inclusive, ultrapassar essas marcações provoca a perda de pontos.

Na translineação, o hífen deverá ser escrito no fim da linha, antes da mudança das restantes sílabas da palavra para a outra linha. Caso seja uma palavra hifenizada e o fim da linha coincidir com o hífen, este deverá ser repetido no início da outra linha.

Quinta regra:
Quando a palavra já tem um hífen e este coincide com o fim da linha, repetimos o hífen no princípio da linha seguinte: deu-/-te; arco-da-/-velha; cor-de-/-rosa.

Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

O procedimento correto quando você erra uma palavra no seu texto é fazer um traço na palavra errada e em seguida escrever a certa dando continuidade ao texto. Caso perceba um erro depois de terminar a versão final, basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.

Por que repetir palavras pode prejudicar sua nota da redação
Sendo assim, qualquer desvio pode prejudicar você nessa competência e a repetição de palavras é um deles — porque ela afeta diretamente a coesão da redação.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Em regra, o processo de divisão silábica se dá por meio da soletração. É válido acrescentar que cada sílaba tem a presença obrigatória de uma vogal, que pode aparecer sozinha ou acompanhada de semivogais ou consoantes. O hífen é empregado para assinalar a separação das sílabas.

Expandir ou condensar o espaço uniformemente entre todos os caracteres selecionados

  1. Selecione o texto que deseja alterar.
  2. Na guia Página Inicial , clique no inicializador da caixa de diálogo Fonte. ...
  3. Na caixa Espaçamento, clique em Expandido ou em Condensado e especifique a quantidade de espaço desejado na caixa Por.

Pressione CTRL+SHIFT+HYPHEN.