O que fazer quando a mente não desliga?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Meditar e fazer exercícios de respiração
Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente. Assim, conseguimos desacelerar um pouco, o que ajuda a tranquilizar a mente.

Pode ser um momento de estrema ansiedade ou um sintoma de uma doença psicológica. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Confira a lista que preparamos com 6 formas de relaxar a mente.

  1. 1 – Praticar atividades físicas. ...
  2. 2 – Dormir bem. ...
  3. 3 – Meditação. ...
  4. 4 – Cuidados com a alimentação. ...
  5. 5 – Exercícios de respiração. ...
  6. 6 – Alongamento.

Como acalmar a mente para dormir e ter um sono profundo?

  1. Tenha uma rotina de sono.
  2. Tome um banho quente e relaxante.
  3. Respire profundamente.
  4. Medite antes de dormir.
  5. Anote as tarefas do dia seguinte.
  6. Escreva as preocupações.

Aqui estão as três principais maneiras de treinar seu cérebro para adormecer.

  1. Seja disciplinado com horários. A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo para regular quando você fica com sono e quando acorda. ...
  2. Não deite na cama sem sono. ...
  3. Mude sua atitude em relação ao sono.

Esses sintomas de muitos pensamentos ao deitar geralmente estão associados ao transtorno de ansiedade. O pensamento está diretamente ligado a emoção e consequentemente ao comportamento.

Identificada pelo psiquiatra Augusto Cury, a condição clínica tem relação com a quantidade e a velocidade de processamento dos pensamentos. Quando a mente fica repleta deles e o cérebro trabalha de forma acelerada, a pessoa pode sentir dificuldade para relaxar, levando aos desgastes físico e emocional.

Quais são os sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado?

  • Ansiedade excessiva.
  • Flutuação emocional.
  • Inquietação.
  • Intolerância a contrariedades.
  • Déficit de concentração.
  • Fadiga excessiva.
  • Cansaço ao despertar e até dores físicas (de cabeça ou musculares).
  • Queda de cabelo.

Uma das principais causas da síndrome do pensamento acelerado é a nossa exposição diária ao excesso de informação, aliada à sociedade de excessos: o excesso de estímulos (uso de celulares e tecnologias, redes sociais, rapidez de informação), excesso de brinquedos, etc.

Os medicamentos que podem ser indicados pelo psiquiatra para ajudar na gestão da Síndrome do Pensamento Acelerado são os ansiolíticos, que combatem a ansiedade, e os antidepressivos, caso haja depressão associada.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Ser dotado de uma mente inquieta pode ser bem desagradável. Ela pode despertar, por exemplo, um processo cognitivo conhecido na psicologia por 'ruminação' que é caracterizado por pensamentos e imagens intrusivas e repetitivas. Não há nada de errado em analisar situações vividas, ou mesmo em ter ideias e pensamentos.

Localizado no antebraço, entre os tendões e aproximadamente 3 dedos de distância do punho, está o ponto P6, que auxilia em problemas de insônia. Você deve pressioná-lo durante 5 minutos antes de dormir.

Algumas opções de remédios naturais para dormir são:

  1. Valeriana. A raiz de valeriana tem uma ação tranquilizante, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono. ...
  2. Camomila. ...
  3. Lavanda. ...
  4. Passiflora. ...
  5. Erva-cidreira.

Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.