O que fazer quando a mente cansa de estudar?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Estimule a mente com palavras cruzadas e caça-palavras. Para quem não gosta, ler um bom livro é a dica para manter o cérebro ativo enquanto relaxa. Tente manter o ambiente confortável e tranquilo, mas também evite ficar horas a fio debruçado sobre os livros de estudo.

Proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas devem ser ingeridas de forma adequada, pois compõem a base da nossa alimentação e nos trazem energia e disposição para os estudos.
...
Conheça 7 alimentos que vão te dar energia!

  1. Água de coco;
  2. Banana;
  3. Chá verde;
  4. Oleaginosas;
  5. Mel;
  6. Aveia;
  7. Chocolate amargo.

3 causas comuns do cansaço mental
Trabalho em excesso, principalmente sem pausas ou férias por longos períodos; Extensos períodos de estímulo intelectual, como estudo e pesquisas escolares/universitárias; Depressão e ansiedade.

Priorize as matérias mais importantes
Além disso, é necessário apostar em dicas de saúde mental. O primeiro passo, inclusive, é sempre reservar um tempo para descansar o corpo e a mente. Desse modo, é possível construir uma rotina saudável e se livrar da preguiça de estudar com muito mais facilidade.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.

Cinco fatores que previnem o cansaço mental

  1. Alimente-se bem. Uma alimentação adequada é uma grande aliada na prevenção da fadiga mental. ...
  2. Faça exercícios... Físicos. ...
  3. Durma o suficiente. ...
  4. Espaireça. ...
  5. Ambiente adequado.

5 bebidas para a concentração nos estudos

  • Chá de alcaçuz. Raiz doce, Pau doce, Salsa… ...
  • Chá verde. Nada melhor nessa vida do que pode variar, não é mesmo? ...
  • Chai. ...
  • Pó de guaraná ...
  • Água com limão.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

Os carboidratos simples, as farinhas brancas e os açúcares vão ser muito inflamatórios para o nosso cérebro. Esses alimentos geram energia, mas podem prejudicar o seu desempenho nos estudos pela ação que fazem no sistema nervoso central.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30).

O esgotamento mental se mostra quando a pessoa atinge o limite de suas emoções. Esse processo de exposição a situações constantes de tensão, pode levar o indivíduo a outros tipos de transtorno, como ansiedade generalizada ou até depressão.

Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras. Todas as pessoas possuem dificuldade para lidar com a preguiça uma vez ou outra.

Se você vai estudar na cama, é bem possível que fique com a postura em uma posição nada saudável. É o caso de estudar meio sentado e meio deitado, ou de bruços enquanto escreve. Esse tipo de postura pode causar dores nas costas e, no longo prazo, prejudicar a sua saúde.

Um desempenho consistentemente fraco pode indicar que não houve adaptação à vida acadêmica e que está difícil acompanhar o ritmo e os novos conteúdos. Outra causa possível é a insistência em acumular a matéria toda para a véspera das provas.

Continuar lendo Por que a mente cansa?