O que fazer quando a menstruação não quer ir embora?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os tratamentos para menstruação prolongada

  1. o uso de pílula anticoncepcional para equilibrar os índices de hormônios presentes no organismo;
  2. a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, que ajudam a diminuir o sangramento;
  3. dilatação e curetagem do útero, nos casos mais graves.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

A menstruação com sangue vivo é normal, mas é sempre importante estar atenta para qualquer variação anormal no seu ciclo menstrual. Um sangramento intenso fora do período menstrual, por exemplo, merece uma visita ao ginecologista.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Alguns sintomas de hemorragia menstrual incluem:

  1. Sangramento que dura mais de 8 dias;
  2. Necessidade de trocar o absorvente a cada 2 horas ou mais frequentemente; (considerar aqui que o absorvente esteja encharcado)
  3. Sangramento intenso que impede a realização de atividades normais;
  4. Presença de coágulos menstruais grandes;

Algumas causas da menstruação prolongada incluem a obesidade excessiva, infecções, alterações hormonais, lesões vaginais, doenças do fígado e/ou dos rins, problemas no processo gestacional, ovários policísticos, endometriose e miomas, que são formações nodulares desenvolvidas na parede do muscular do útero chamadas de ...

Ainda de acordo com o especialista, essa crença pode ser explicada pela ação da vitamina C na constrição dos vasos do endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual), o que poderia justificar uma leve redução no sangramento.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Ácido tranexâmico: eficácia no tratamento da hemorragia está associada ao tempo de administração.

A duração da menstruação diz muita coisa sobre a saúde da mulher. Se durar mais de 8 oito dias é um sinal de alerta.

Pode ser assustador ver sangue no toalete ou no papel higiênico após evacuar. Felizmente, a maioria das causas de sangramento retal não são fatais – as mais comuns são as hemorroidas e as fissuras anais.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

Arteriais – o sangue é vermelho vivo e sai em jato forte, rápida e intermitentemente. É o tipo mais perigoso de hemorragia.

O sangramento menstrual deve ter algumas características, como1: Duração média de três a oito dias do fluxo. Perda de 30 a 80 mL de sangue no período. Duração média do ciclo menstrual de 24 a 34 dias.

As doenças/problemas físicos que podem causar episódios de sangramento incluem miomas (crescimento anormal do tecido muscular do útero), pólipos uterinos ou cervicais (crescimento anormal do colo do útero ou no interior do útero) e endometriose (8).

Por isso, surgiu a ideia de que misturar duas colheres de açúcar e um copo d'água seria uma receita para diminuir o fluxo da menstruação. Água com açúcar na menstruação não provoca diminuição do fluxo menstrual. Segundo o médico, a crença de que beber água com açúcar diminui o fluxo menstrual é mito.

Estudos preliminares em nosso grupo de estudo mostram que o suco de limão Tahiti (Citrus latifolia) reduz o sangramento menstrual.