O que fazer quando a massa de coxinha fica grudenta?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Para não deixar a sua coxinha grudenta, enquanto você prepara a massa, salpique um pouco de farinha de trigo para ela parar de grudar.

A massa sem glúten pode ficar grudenta e mole por dois motivos: você pode ter amassado a massa com força excessiva ou por tempo demais ou pode ter errado na medida da quantidade de líquido.

sua massa costuma grudar muito na mão? apertando demais. manusear melhor.

Não se esqueça de deixar a massa secar por pelo menos 1 hora ou até que esteja firme como uma massa resfriada de pacote que compramos no supermercado. Depois do tempo de secagem coloque em sacos hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses.

Para deixar o seu salgado frito crocante novamente, basta colocar ele em uma assadeira e levá-lo ao forno por alguns minutos.

A maneira certa de como fritar salgado congelado sem estourar é tirando eles do freezer dez minutos antes do momento da fritura, para que eles consigam derreter um pouco – o suficiente para perder os flocos de gelo que ficam em cima deles.

A forma correta de fritar salgados congelados é retirá-los do freezer cerca de dez minutos antes da fritura para que eles “derretam” um pouco, perdendo aqueles floquinhos de gelo, mas sem descongelar por completo. Após esse tempo, você já poderá fritá-los.

“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry. Para Lucas, os óleos mais indicados são os de algodão e canola.

Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada.

De forma mais simples, o ponto de véu da massa é quando fica no ponto perfeito. Esse ponto é reconhecido porque a massa fica elástica, macia, lisa e homogênea. Após incorporar os ingredientes e fazer a sova, a textura deve ficar como se fosse uma goma de chiclete.

Os ingredientes para a massa devem já estar misturados antes de iniciar a técnica de sovar. Massas de pães devem ser sovadas para estimular o desenvolvimento do glúten em toda a massa, entrelaçando os filamentos. Este processo conclui a absorção de água pela farinha, permitindo que o glúten continue a se desenvolver.

É aqui que o pão começa a perder volume, murcha e a massa praticamente se liquefaz — é nesse ponto que se perde a massa e surge o cheiro azedo.

“Colocar a mão na massa” é uma expressão muito popular no Brasil. Talvez seja uma alusão ao padeiro ou ao pedreiro, mas significa que devemos ser ativos se quisermos conseguir alguma coisa. E isso, portanto, é válido para qualquer profissão.

Sempre que uma massa encolhe temos que observar as seguintes situações: - Massa com pouco descanso pós preparo. Tempo ideal: 2 horas máximo. - Massa com muito descanso pós preparo.

Sovar dá trabalho e requer de 10 a 15 minutos de “braço” ou investir uma batedeira orbital. Uma dica é sovar em etapas, sove, deixe crescer, sove novamente até atingir “ponto de véu”, quando se estica massa e ela fica elástica a ponto de ficar transparente. Adicione farinha aos poucos até que a massa descole dos dedos.

Temperatura do óleo
Engana-se quem pensa que o óleo precisa estar muito quente para executar a fritura. A temperatura ideal para você fritar seus salgados é de 180° a 200°. Se for mais baixa, há perigo de os salgados ficarem encharcados de óleo e frios por dentro.

Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.

Aqueça uma panela com água e deixe em ponto de fervura. Assim que retirar o alimento empanado (seja caseiro ou industrializado) do óleo, mergulhe-o na água fervente. O óleo da fritura ficará na água e seu empanado continuará crocante. Mas atenção: o "mergulho" tem que ser super rápido!