O que fazer quando a mãe está estressada?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

É importante que busquem ajuda de um profissional da área, para mãe e filha lidarem com esses conflitos. Ou se for necessário, busque um atendimento individual.

Para encontrar a melhor maneira possível de lidar com sua mãe, você precisa primeiro compreender o que sente e descobrir porque sente o que sente. Esse processo pode ser realizado através da psicoterapia, onde um profissional qualificado vai poder te orientar e guiar durante esse processo.

Em muitos casos, o sentimento ainda é fruto de um desgaste diário que envolve diversas funções e responsabilidades acumuladas no papel de mãe e cuidadora de uma criança. "A sobrecarga física e mental pode ser grande, o que acaba levando a um excesso de irritabilidade e explosões de raiva.

No entanto, quando o estresse na gravidez é frequente ou excessivo, pode aumentar a liberação de citocinas inflamatórias e de cortisol, que é o hormônio relacionado com o estresse, que podem chegar até o bebê pela placenta, e interferir no seu desenvolvimento, além de aumentar o risco de infecções, parto prematuro ou ...

A solidão materna virá. Mas muito do que causa essa solidão pode ser minimizado com um entorno mais compreensivo e acolhedor, com pessoas realmente dispostas a ajudar e apoiar sem julgamentos.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo: Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual. Faz pouco caso das suas vitórias.

O narcisismo é um transtorno de personalidade que afeta demais as relações de uma pessoa. Por isso, uma mãe narcisista prejudica seus filhos por conta de seus comportamentos que podem ser abusivos e, por vezes, humilhantes.

Tente manter o diálogo, e incentive seu filho a fazer o mesmo. Se você está fora do seu normal, só converse quando estiver restabelecido os ânimos e ensine o mesmo ao seu filho. Ou seja, ele também tem que se acalmar para conseguir conversar.

Empatia. Aprenda a se colocar no lugar de sua mãe e a identificar as raízes de sua atitude, sem julgá-la. Isto ajudará você a ter mais paciência e compreensão, o que será positivo na hora de lidar com ela e para que estabeleçam uma relação melhor.

5 Dicas para melhorar o relacionamento entre mãe e filha

  1. Tenha uma conversa franca. Parece bobagem, mas ter uma conversa franca resolve muita coisa. ...
  2. Ouça também. ...
  3. Crie uma maneira de melhorar a comunicação. ...
  4. Demonstre carinho. ...
  5. Passem um tempo juntas.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

Quando uma mãe fala que está cansada, ela não está querendo doar seus filhos, tampouco joga-los pela janela.

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

Por isso, é importante manter sempre contato com ela. E manter contato não é apenas mandar uma mensagem ou ligar, vai além disso. Significa, por exemplo, perguntar como está a vida dela ou pedir para que ela conte um pouco do que já viveu. Fazer isso mostra que você se interessa e valoriza a presença dela.

O amor maternal dá forças e alimenta a coragem. Ser uma mãe carinhosa faz com que, mais cedo ou mais tarde, a criança se sinta invencível, indestrutível. Além disso, ao sentir constantemente o carinho da mãe, essa criança se sente segura de si mesma.