O que fazer quando a jiboia murcha?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Se a sua Jibóia não cresce, por mais que você cuide dela bem direitinho, deixando em ambiente com bastante claridade e ficando de olho na rega, ela pode estar precisando de reposição de nutrientes. Daí tem duas formas de fazer essa reposição: trocando a terra ou adicionado adubo à terra.

Apesar de ter uma coloração amarelada e mesclada com verde, é notável quando a planta não está saudável. A jibóia fica amarelada quando a rega é feita em excesso! Antes de regar, sempre verifique se a terra não está úmida. Em casos extremos, o caule também pode apodrecer.

Mudanças de luminosidade
Portanto, se sua jiboia está prosperando sob luz forte, uma mudança repentina para pouca luz faz com que ela tenha uma capacidade reduzida em seu processo de fotossíntese e pode não suportar mais todas as suas folhas – logo, algumas vão amarelar e cair.

Prática, a planta gosta de solos úmidos, mas nunca encharcados. Durante as estações mais quentes, regue duas vezes por semana. Já no inverno, o indicado é diminuir a frequência. Sempre verifique como a terra está antes de regar.

Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

parar para pensar o que que levou essa planta murchar geralmente a murchadeira ela está associada à falta de água. quando a planta transpira perde água demais para o ar e acaba não conseguindo absorver novamente através das raízes essa água porque a água não está disponível.

Quando as plantas estão murchas, por exemplo, é um indicativo de energia pesada no cômodo. Nesta data, o Horta Jardim & Cia mostra qual a relação das plantas com a energia do ambiente. Esse processo pode ser fatal para as plantas quando a carga negativa é muito grande.

"Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um 'liquidozinho', aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu", ensina Eliana.

Saber como cuidar da planta jiboia é fácil! Ela não exige muita manutenção, sendo indicada até para quem quer iniciar no mundo da jardinagem. A folhagem se adapta bem aos ambientes com sombra, mas cresce melhor e mais rápido em locais com luz indireta. A única coisa que ela não suporta são as baixas temperaturas!

Corte a ponta de um ramo com cerca de 5 folhas pela diagonal; Coloque o ramo num recipiente com água num lugar que recebe luz indireta; Assim que as raízes estiverem aparentes, com cerca de 5 cm, mude a planta jiboia para um vaso com substrato úmido e rico em matéria orgânica; Pronto!

Além de ser uma planta bonita e fácil de cuidar, ela também é excelente para purificar o ar. A jiboia tem a capacidade de remover resíduos tóxicos do ar, como formaldeídos e benzeno, e não é crendice popular, não. Ela é uma das poucas espécies recomendadas pela NASA para termos dentro de casa com essa finalidade.

Esse é um problema muito comum quando o cuidado da pessoa é inadequado em relação a irrigação, mais especificamente pelo excesso de água. Ao se deparar com esse problema, diminua a frequência de irrigação de sua planta.

Regas em Excesso
Outro grande vilão, que assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem.

Além de calor, a jiboia também gosta de água. Então, em estações quentes e secas, como a primavera e o verão, você deve regar a sua planta de duas a três vezes por semana.

A umidade também é amiga da Jiboia. Uma dica é borrifar água nas folhas, de forma leve e sem encharcar pois molhar demais pode causar problemas com fungos.