O que acontece quando acende a luz da injeção eletrônica?

Perguntado por: iportela2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Representada pelo desenho de um “motorzinho”, a luz da injeção acesa pode indicar que há algum problema ou alteração no funcionamento do carro. Desenvolvido para substituir o carburador, o sistema de injeção eletrônica tem como função controlar a quantidade de ar e combustível que entra no motor.

A maioria dos problemas na injeção eletrônica que afetam o motor está relacionada a um bico injetor de combustível entupido ou sujo. No entanto, às vezes um bico injetor de combustível ruim pode borrifar muito combustível no sistema de combustão, e isso é tão ruim quanto borrifar muito pouco de combustível.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Passar scanner + Hora de serviço, preço para Oficina particular de médio porte , cobre R$ 120,00 no mínimo.

Luz acessa no painel, em geral, não é bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.

Qual o preço da limpeza de bico inejtor? Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga podem estar ocorrendo desde problemas simples como tampa de gasolina solta, sensor de oxigênio ou vela de ignição com defeito, até coisas mais graves, como um conversor catalítico defeituoso, ou problemas graves de falha no motor. Dessa forma, não podemos ignorar esse sinal.

Sintomas de Bico Injetor Sujo, Bico sujo

  • Dificuldade na partida: O motor pode demorar mais para pegar ou exigir várias tentativas de partida antes de ligar completamente.
  • Marcha lenta irregular: ...
  • Perda de potência: ...
  • Consumo de combustível aumentado: ...
  • Emissões de poluentes elevadas: ...
  • Falhas de aceleração:

Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela. O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor.

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.