O que fazer quando a infecção de urina persiste?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Se o paciente teve um número elevado de infecções urinárias durante um período de tempo, é possível que ele apresente infecção urinária crônica. Nesse caso, é importante que os episódios sejam avaliados por um urologista, que é o médico especialista em infecção urinária.

Estas infecções recorrentes ocorrem basicamente devido a três fatores, a saber: Quantidade de bactéria que chega até à bexiga via uretra; Virulência bacteriana que é a capacidade da bactéria de causar infecção; Uma inadequada atuação da imunidade local (região perineal e vaginal) e sistêmica dos pacientes.

Se os sintomas persistirem por mais de dois ou três dias após o início do tratamento, podemos estar diante de uma situação de resitência bacteriana ao antibiótico, o que fará com que o resultado da urocultura e do antibiograma sejam necessários para as etapas seguintes de tratamento.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Infecção nos rins – Pielonefrite

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

As opções mais indicadas são:

  • Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 40 mg/200 mg ou 80 mg/400 mg.
  • Nitrofurantoína 50 mg ou 100 mg.
  • Cefalexina 250 mg.
  • Ciprofloxacino 125 mg.
  • Norfloxacino 200 mg.
  • Ofloxacino 100 mg.

Fosfomicina é o antibiótico que apresenta mais eficácia no combate à cistite.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Se não tratada, a infecção urinária pode causar outras complicações como a infecção dos rins, chamada de pielonefrite, ou até mesmo, evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada.

As principais ações que contribuem para a contenção da resistência antimicrobiana são prescrição adequada, educação comunitária, vigilância de resistências e infecções associadas à assistência à saúde e cumprimento da legislação sobre o uso e dispensação de antimicrobianos.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

A Ceftriaxona injetável é indicada no combate de infecções provocadas por microrganismos gram-positivos e gram-negativos susceptíveis, como infecções urinárias, respiratórias, abdominais, da pele e tecidos moles, dos ossos ou articulações, renais e do trato urinário, faringites, otite média e amigdalites, sinusites e ...

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

As infecções urinárias estão cada vez mais resistentes a ciprofloxacino. Necessita fazer uma "urocultura com antibiograma", que é um exame de urina onde o tipo de bactéria é identificado, bem como o antibiótico que acaba com a infecção, desse modo guiando a mudança de tratamento.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.