O que fazer quando a hemorroida está muito inflamada?

Perguntado por: smoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Até que chegue o momento da consulta médica, você poderá aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas. Isso pode ajudar a diminuir o edema (inchaço) e o sangramento.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

No caso da compressa de gelo na hemorroida ou outra doença anal, podem ser utilizados cubos de gelo dentro de sacola plástica ou em bolsa térmica apropriada. A aplicação pode ser direta ou com o uso de um pano limpo, para evitar irritação da pele.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias.

O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas. Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor. Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.

O tratamento da trombose hemorroidária, envolve medidas locais: - Banhos de água morna – por 5 minutos – duas a três vezes ao dia, em caso de dor. - Gelo local – por 3 minutos – duas a três vezes ao dia, em caso de inchaço e sangramento.

Se a coceira é um problema, resista à vontade de arranhar. Isso pode piorar sua condição. Em vez disso, experimente o bicarbonato de sódio seco ou úmido ou o creme de hidrocortisona de venda livre para obter algum alívio.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

É recomendado somente o banho de assento, que consiste em um banho de imersão com água morna e alivia muito os sintomas.

As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus e são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

Hemorroida Grau 1: O inchaço ocorre dentro do ânus, e o paciente pode experienciar dor, coceira e sangramento. Hemorroida Grau 2: As hemorroidas saem para fora do ânus durante a evacuação e, quando as fezes saem, elas se retraem novamente para dentro.

Medicamentos para tratar a hemorroida só devem ser receitados após a consulta médica e exame do local, mas os anti-inflamatórios podem ser indicados para aliviar os sintomas antes que a avaliação médica seja feita.

Dores ao sentar, desconforto para dirigir, sangramento ao evacuar. Essas são situações enfrentadas por quem sofre com as hemorroidas, veias que podem inchar, sangrar e doer.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

Assim, empurrar a hemorroida externa para dentro do canal anal não é aconselhável, já que o ambiente interno é hostil para ela. É por isso que, em muitos casos, o paciente pode empurrar a hemorroida para dentro do canal anal e mesmo assim ela volta para fora.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Como é o tratamento da hemorroida trombosada? O tratamento para trombose hemorroidária deve ser indicado pelo proctologista. Normalmente, é feito com pomada, remédio oral (anti-inflamatórios e analgésico), banhos de assento mornos, dieta sem temperos, muito líquidos e fibras para amaciar as fezes.

Tanchagem, folha de algodão e barbatimão funcionam como anti-inflamatórios naturais, aliviam a dor e ajudam a desinchar o ânus. Os chás podem ser feitos para uso oral ou banho de assento. A receita deles é praticamente a mesma: Coloque 2 litros da água morna e 4 punhados da planta (tanchagem ou folha de algodão);