O que fazer quando a GTT está vazando?
Geralmente esse vazamento se deve a um alargamento do trajeto onde ocorre extravasamento do conteúdo gástrico (dieta )ou por uma irritação local e ou infecção. Ideal procurar o cirurgião ou o PS para avaliação.
É normal sair secreção da sonda?
Quando passamos uma sonda, em uma pessoa sem obstrução intestinal, que entra pelo nariz e vai para o estômago é normal sair suco gástrico pela sonda.
Como saber se a gastrostomia saiu do lugar?
Quando o tubo está encostado à parede do estômago e corretamente no lugar, voçê pode marcar com caneta de tinta permanente o local onde o tubo sai do estômago. Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca.
Pode colocar água morna na GTT?
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades.
Como saber se o balão da GTT estourou?
Há um risco mínimo de vazamento do líquido para fora do balão. Esse líquido possui um corante azul, que não prejudica em nada a saúde do paciente e serve, justamente, para sinalizar problemas de vazamento. Por isso, o paciente notará que a cor de sua urina e/ou fezes está alterada, apresentando uma coloração azulada.
O que pode ser quando a comida volta pela sonda?
Porque volta dieta pela sonda da gastrostomia, o que fazer? Isso não é normal. Checar se a vazão está muito alta da dieta ou investigar com o gastro se o paciente tem algum grau de gastroparesia, que é uma disfunção na motilidade ou peristalse gástrica, em que o alimento leva mais tempo que o habitual no estômago.
Quais os riscos de uma GTT?
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).
O que acontece quando a sonda vaza?
A sonda vesical nunca deve estar solta ou posicionada para baixo. Quando isso acontece pode causar isquemia na transição da uretra bulbar para a peniana. Assim, pode ocorrer as estenoses uretrais, que podem exigir uretrotomia ou mesmo ressecção da estenose e reanastomose uretral.
O que é quando sai uma gosma amarela?
O que pode ser o corrimento amarelo? O desequilíbrio do microbioma vaginal e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST, antes chamadas da DST) são as principais causas para um corrimento vaginal fora do natural.
Quanto tempo dura uma sonda de gastrostomia?
As sondas costumam durar cerca de um ano a um ano e meio. Elas podem entupir ou sofrer deterioração ao longo do tempo, o que pode exigir sua retirada e/ou troca. Este procedimento é realizado com relativa facilidade: o médico remove a sonda usando tração firme e colocará uma nova sonda pelo pertuito já existente.
Como saber se a sonda saiu do estômago?
Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição. Se houver aumento de mais de 5 cm do comprimento da parte externa, há chances da sonda ter saído do estômago ou intestino.
Como cuidar de um idoso com GTT?
Quando um idoso insiste em determinada ação, de forma repetitiva, é importante mudar o foco. Oferecer objetos para manusear; fotos, revistas, álbuns para distrair, estimular outra atividade e desviar a atenção de uma ação que pode trazer consequências como puxar a GTT. A vigilância deve ser continuada.
Como aspirar a GTT?
Aspiração. Antes de administrar qualquer substância via sonda, é necessário aspirar o líquido que está dentro do estômago. Dobre a ponta da sonda e aperte, evitando a entrada de ar no tubo e, então, retire a tampa. Encaixe a seringa, desdobre o tubo e puxe o êmbolo, aspirando o conteúdo gástrico.
Quem tem gastrostomia Pode beber água?
A ingesta de liquido oral deve ser avaliada pela fonoaudiologia, onde ela vai ver se ele ira poder fazer ingesta oral. Em alguns casos é permitido a dieta oral associada a gastrostomia.