O que fazer quando a geleia Açucara?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Se a geleia passar do ponto, então, basta levá-la ao fogo novamente, depois que aquecer, acrescentar ¼ de xícara de água fervendo, misturar, dar uma fervura rápida de 1 minuto, desligar, esperar amornar e colocar no recipiente para guardar.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45 C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Retirar a espuma da superfície faz com que sua geleia tenha mais brilho. Para esterilizar vidros, coloque em uma panela funda, cubra com água e deixe ferver por 15 minutos.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas. Este é o método mais indicado para determinar o ponto final de cocção. A determinaçao é feita através do refratômetro, sendo que o teor de sólidos solúveis no ponto final deve estar ao redor de 68%.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência. O ideal é que seja natural, presente na própria fruta em quantidade suficiente. E, quando é insuficiente, é preciso reforçá-la, usando a pectina comercial, ou fazendo em casa seu suprimento.

A maçã é uma fruta rica em pectina, justamente a substância que ajuda a dar o ponto da geleia. Isso quer dizer também que você consegue usar pouco açúcar, pois ele é apenas para adoçar, não para dar ponto.

2 meses

Conservação. Você pode conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por até 1 mês na geladeira.

A liberação da fase líquida das geleias, conhecida como sinérese, é um dos principais problemas que ocorre durante o armazenamento do produto, que contribui para depreciar sua aparência (Figura 1).

Conserve geleias e compotas
Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.

Quando adicionamos Bicarbonato ele neutraliza a. acidez da sua geleia, comprometendo seriamente seu. poder de conservação e ainda reduz o seu sabor.

Na prática, o teor de sólidos solúveis na geléia pronta varia de 64 – 71%. Acima de 70% há tendência de aparecimento de cristais de sacarose, cuja solubilidade a 20°C é de 68,7%. Devido à acidez e ao aquecimento, sempre ocorre a formação de açúcar invertido, isto é, a sacarose desdobra-se em glucose e frutose.

Caso a geleia fique muito dura após esfriar, basta acrescentar um pouco de água e misturar bem para que ela possa amolecer.

O processo de cristalização do mel é normal e não é motivo de preocupação. Cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar, enquanto o resto é água. É por este motivo que ele é tão durável e é também por isso que ele pode cristalizar. A explicação está na temperatura.

O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC. É preciso ter cuidado para não deixar a água ferver.

Enquanto a geleia cozinha, pegue uma concha e vá retirando toda a espuma que se forma por cima do líquido. Quanto mais você tirar essa espuma, mais brilhante a sua geleia ficará. E lembre-se de não mexer demais, caso contrário a geleia vai açucarar.

Caso haja formação de espuma branca espessa na superfície da geleia, retire o excesso com ajuda de uma escumadeira.