O que fazer quando a garrafa de Coca-cola congela?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Coloque o refrigerante na geladeira para descongelar dentro de uma ou duas horas. Se o refrigerante esquentar rápido demais, ele corre o risco de explodir por causa da mudança brusca em temperatura. Por isso, deixe a garrafa na geladeira por uma ou duas horas para que o processo seja gradual.

Por isso, guarde a bebida na geladeira ou no freezer antes e depois de aberta. Contudo, tome cuidado pra não deixar congelar. Neste ponto de resfriamento, o efeito é contrário e a bebida perde todo o gás.

O refrigerante contém condimentos, ácido fosfórico, colorantes e adoçantes - açúcar, xarope de milho ou adoçantes artificiais. Mesmo assim, a grande maioria das moléculas contidas na garrafa é água. E quando esfriam o suficiente para congelar, elas se unem numa rede rígida, que chamamos de gelo.

Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado. Da mesma forma que, por conta do gás, não é indicado que fiquem no sol ou em temperaturas elevadas.

Geralmente o procedimento de recolhimento do gás refrigerante é feito com uma máquina denominada “estação recolhedora de gás”. O equipamento é conectado às válvulasdo compressor para captar o gás e devolvê-lo após a manutenção. Mas você pode ainda recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora.

Em uma geladeira tradicional o refrigerante demora no mínimo 15 minutos para congelar, pois precisa atingir o ponto de congelamento do gás carbônico ; Precisamos levar em consideração alguns fatores, tal como a composição do refrigerante e as condições de resfriamento padrões dessa substância.

O primeiro passo é cobrir tudo com papel toalha e colocar a embalagem em água corrente. Depois disso, deixe a bebida no freezer por cinco minutos e ela já estará pronta para consumo.

Isso geralmente acontece porque a garrafa foi agitada - quando isso acontece, parte do CO2 se dispersa, fica em baixa solubilidade e forma bolhas de gás. Na hora de abrir, quando a pressão interna diminui, a liberação desse gás é bem rápida e intensa, o que causa um aumento no nível do refrigerante e o transbordamento.

Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Se você congelou o alimento, esperou ele resfriar e em seguida já quer colocar novamente no microondas, isso é algo que não recomendamos. Pois, o alimento acaba perdendo os seus nutrientes nesse processo.

Refrigerante. Para quem quer tomar a bebida geladinha, o recomendado para que o refrigerante não congele é que ele fique na temperatura de até 3ºC. De outra forma se alteram as suas propriedades originais, como o gás.

A resposta para esse incidente está na física. Por causa da baixa temperatura, o líquido no interior da garrafa se solidifica. Durante esse processo, ele aumenta de volume, uma vez que o estado sólido ocupa mais espaço físico do que o líquido.

Se agitarmos a garrafa ou a lata antes de abrir, parte do gás carbônico que está acima do refrigerante se dispersa nele na forma de pequenas bolhas (nas quais o CO2 não está dissolvido). Essas bolhas levam alguns instantes para voltar à superfície.

Se a água está preenchendo todo o volume da garrafa e esse volume interno da garrafa está diminuindo, quando ela é colocada no congelador e se expande, a garrafa se quebra para que a água tenha o espaço necessário para a expansão.

Mas, a regra básica também vale para qualquer refrigerante: analisar sempre cor, cheiro, textura e sabor e se a embalagem realmente estava lacrada. Caso contrário, é melhor não se arriscar a tomar um refrigerante vencido. Essa mesma regra também vale para alimentos que estiverem lacrados.

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

O consumo excessivo de refrigerantes aumenta risco de desenvolvimento de fígado gordo, já que são ricos em xarope de milho com alto teor de frutose, o que promove aumento dos triglicerídeos e da glicose no sangue, aumentando o risco de alterações hepáticas.

Como fazer para o refrigerante não perder o gás

  1. Mantenha a garrafa fechada. A regra básica para manter o gás do Coca-Cola ou qualquer outro refrigerante é não deixar a embalagem aberta. ...
  2. Não agite a garrafa. ...
  3. Aperte a embalagem. ...
  4. Troque a garrafa por uma menor. ...
  5. Guarde-o na geladeira. ...
  6. Atente-se à data de validade.