O que fazer quando a ferida está latejando?

Perguntado por: rsoares9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Procure o médico ou um pronto-socorro para fazer a limpeza por você. Sentir dor no local machucado é perfeitamente normal, até porque você sofreu um trauma. Mas se a dor persistir ou aumentar com o correr dos dias, pode ser sinal de infecção. Hora de procurar ajuda médica.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Quando deixamos de colocar um curativo sobre ela, o que acontece é que o contato com o ar torna o ferimento ressecado, aumentando a dor e desacelerando a cicatrização. Funciona mais ou menos assim: tão logo nos ferimos e começa a sangrar, o corpo entra em ação para estancar o sangramento.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos, a Camomila usada de forma tópica é excelente para curar e cicatrizar ferimentos e todos os tipos de inflamações.

Sentir dor no local machucado é perfeitamente normal, até porque você sofreu um trauma. Mas se a dor persistir ou aumentar com o correr dos dias, pode ser sinal de infecção. Hora de procurar ajuda médica.

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.

Para entender quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida, é preciso identificar o tamanho do corte, como ele surgiu e as condições de saúde dessa pessoa. De um modo geral, feridas simples em uma pessoa saudável costumam levar de uma a quatro semanas para sua cicatrização.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

TIPO DE MATERIAL - GAZE COM SORO FISIOLÓGICO 0,9% (SF)
MECANISMO DE AÇÃO Contribui para a umidade da lesão, favorece a formação de tecido de granulação, estimula o desbridamento autolítico/mecânico e absorve exsudato.

Em feridas abertas simples, como cortes e escoriações, lavar a lesão com água e sabonete de pH neutro basta, já em feridas mais graves, como as cirúrgicas, não deixe de recorrer ao soro fisiológico e/ou Solução com PHMB (Poli-hexanida).

Antibiótico / Cicatrizante (12)

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

Como cicatrizar a ferida
Lave a ferida com água corrente ou soro fisiológico morno por cerca de 5 a 10 minutos (não utilize sabão e nem água oxigenada na ferida). Cubra a ferida com um curativo não aderente e a mantenha sempre coberta para evitar infecções. Repita este processo duas ou três vezes ao dia.

1- Nebacetin
É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.

As melhores pomadas cicatrizantes são as que contém os seguintes componentes:

  • Sulfato de cobre e zinco;
  • Dexpantenol;
  • Desoximetasona;
  • Fibrinolisina;
  • Acetato de clostebol com sulfato de neomicina;
  • Colagenase.