O que fazer quando a feijoada espuma?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Mas não precisa se desfazer da receita: para tirar o gosto azedo indesejado, você só precisa acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio e logo sua receita será recuperada.

Textura diferente: O feijão quando está azedo fica com aparência de fermentado. Espuma: Quando o feijão azeda, pode haver uma camada de espuma na superfície. Portanto, essa também é uma forma eficiente de como saber se o feijao estragou.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar.

Deixe a cebola refogar bem, ficar bem fritinha porque senão ela pode azedar a feijoada.

Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a comida só pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas. O ideal é que o recipiente esteja destampado na hora de ir pra geladeira. — Se o alimento estiver tampado, ele vai demorar mais para resfriar.

Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.

De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “O remolho é importante para eliminar os fatores antinutricionais. Ou seja, diminuir os gases, facilitar o cozimento e a digestão pelo organismo e aproveitar cada nutriente que será absorvido.” O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água.

Quando o feijão está de molho, dá para observar uma espuminha na superfície da água, são os gases. Durante essa fermentação, há ativação da enzima fitase, que pode reduzir em até 85% o teor de fitato, fazendo com que as proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Ademais, os órgãos mais afetados geralmente são o estômago e o intestino, que podem responder com enjoos, mal-estar, vômitos, diarreia, cólicas e gases. Além disso, a febre costuma aparecer, assim como a desidratação e a queda na pressão arterial em quadros mais graves.

A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.

Fermentar estas leguminosas é uma forma de ganhar tempo e ao mesmo tempo deixar os grãos mais digestivos e nutritivos (afinal, com a fermentação algumas vitaminas do complexo B aumentam e ainda melhora a biodisponibilidade de alguns nutrientes e impede que fatores antinutricionais prejudiquem a absorção de outros - os ...

Ferva o feijão com frequência
Se você for guardar o feijão no congelador ou no freezer, lembre-se de fervê-lo, pelo menos 1 vez a cada 2 dias. Isso permite que sejam mantidas as propriedades naturais do feijão, evitando também que ele fique azedo.

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

Por quanto tempo deixar o feijão de molho? O feijão deve ficar, pelo menos, 12 horas de molho na água antes de ser cozido. Você pode estender esse tempo de remolho para até 48 horas, mas é importante trocar a água com frequência, de 12 em 12 horas.

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.