Quando a energia fica oscilando o que pode ser?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

1. Oscilação de energia. O que é: baixa tensão a curto prazo. Causa: existem várias razões para a ocorrência deste erro, dentre alguns podemos destacar: partida de grandes cargas, mudança de rede, problemas na concessionária, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

As variações de tensão de longa duração são causadas por variações de carga ou por perda de interligações no sistema elétrico e são classificadas em sobretensão, subtensão e interrupção sustentada.

Como o próprio nome sugere, as falhas de energia consistem na perda total da energia. Contudo, ela “cai e volta” rapidamente. Isso acontece por inúmeros fatores, como por exemplo, relâmpagos, acidentes de carros que batem em postes, árvores caídas sobre a fiação da rede, etc.

Outro aparelho que protege contra surtos elétricos e oscilação de energia são os protetores eletrônicos, que são frequentemente confundidos com extensões ou réguas de tomada. Porém, diferentemente dos demais, esses equipamentos possuem proteção contra sobrecarga, curto-circuito, surto de tensão e oscilações na rede.

O que significa energia está em meia fase? - Quora. Na realidade não existe uma meia fase. A energia elétrica é fornecida em 3 fases e um neutro, existente nos postes da rua. Para as residências, são entregues 2 fases e o neutro, em geral.

Estabilizadores. Os estabilizadores são projetados para corrigir a tensão e prover energia estabilizada aos equipamentos conectados a ele. Atua quando há sobretensão e subtensão, provendo sempre energia confiável. Protege os equipamentos de transientes e surtos elétricos.

O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

Este defeito pode ter como causa uma alteração na tensão que alimenta o circuito das lâmpadas atingidas por uma interrupção do neutro, mal contato das fases, falha no aterramento do cabo neutro na entrada de força do imóvel - padrão do relógio de luz ou centro de medição do prédio, e ainda o compartilhamento indevido ...

Algumas das soluções e ações corretivas para afundamentos de tensão são bastante conhecidas e aplicáveis há bastante tempo, como é o caso das chaves compensadoras de partida ou as chaves estrelas-triângulo que reduzem as correntes de partida de motores evitando os afundamentos de tensão.

Uma luz piscando sempre indica defeitos na fiação elétrica, às vezes pequenos e fáceis de serem corrigidos, mas, em outros casos, podem indicar defeitos e falhas mais complexas com consequências graves, como no caso de um curto circuito, por exemplo.

O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.

A queda de tensão geralmente está associada ao mau dimensionamento dos condutores elétricos. Mesmo com as excelentes características de condução de eletricidade do cobre, deve-se considerar que os cabos possuem resistência elétrica, isto é, ocorrerão pequenas perdas de tensão no condutor.

Qualquer problema elétrico que afete a energia da residência causa o funcionamento da mesma em meia fase. Isso quer dizer que a energia está sendo distribuída de forma alternada, com a metade da carga normal.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Portanto, alguns sinais são importantes na hora de identificar a presença de um curto-circuito, como:

  1. Disjuntores que desarmam constantemente.
  2. Cheiro forte de queimado.
  3. Tomadas manchadas na cor preta.
  4. Lâmpadas que queimam rápido demais.
  5. Queda constante de energia.
  6. Aumento da conta de luz.