O que fazer quando a encomenda não sai de Curitiba?

Perguntado por: tgomes6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Mas e se o meu pacote ficar parado por muito tempo em Curitiba, o que eu devo fazer? Aí você tem duas opções: a primeira é abrir um Pedido de Informação (PI), onde você deve informar o código de rastreio do seu pacote. A segunda é ligar nos telefones 3003–0100 (para capitais) ou 0800–725–7282 (para interior).

Esse processo pode levar alguns dias ou até mesmo semanas, dependendo do volume de mercadorias que estão sendo importadas e da complexidade das normas aplicáveis.

Os pacotes são armazenados pelos Correios por até 30 dias. Após esse período, são devolvidos ao remetente.

Nem sempre a demora acontece, mas segundo os Correios, existem alguns motivos para isso ocorrer: por serem produtos importados, irão passar pela fiscalização da Receita Federal; em caso de danos ao pacote, os Correios tentarão resolver o problema com o destinatário; se houver indícios de algum problema, a encomenda ...

Isso se dá devido ao momento de “Pente fino” realizado pelos Correios/Receita Federal nesta época do ano, alta temporada (outubro a janeiro). Entretanto, este ano os Correios e a Receita Federal estão mais rigorosos. Não só na tributação, como na distribuição das encomendas.

Caso você tenha feito uma compra online e queira descobrir se foi taxado, saiba que o procedimento é bem fácil. Basta acessar o site dos Correios. Afinal, caso a compra que foi realizada tenha sido taxada, o cliente recebe uma atualização informando o custo e que é preciso efetuar o pagamento da taxa.

A melhor forma de acompanhar o status de entrega de um produto é por meio do site dos Correios, com o código de rastreamento fornecido após a efetuação da compra.

Note que ele deve ter a mensagem Fiscalização aduaneira finalizada. Se essa mensagem aparecer, significa que seu objeto foi taxado e você precisa entrar para saber quanto foi cobrado. 1 - Se a sua caixa foi liberada pela alfândega significa que você não foi taxada e em breve receberá a sua caixa no endereço cadastrado.

Ou, se preferir, pode ligar para os seguintes telefones:

  1. Curitiba e Região: 3200-5004.
  2. Demais localidades: 0800-644-0934.

60%

Taxação pela alfândega de 60% sobre o valor total da compra. ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que pode variar de acordo com o Estado de destino final da mercadoria. Despacho postal cobrado pelos Correios.

Um estudo recente feito pela Receita Federal do Brasil utilizando a metodologia da Organização Mundial das Aduanas tem mostrado que a demora na liberação aduaneira na maioria dos casos é causada pelo importador.

O prazo de entrega é de 40 dias úteis após a liberação pela Receita Federal e não há nenhum tipo de rastreamento.

De Curitiba até o endereço final: por que pode demorar? Após chegar no Centro de Tratamento Internacional correto, os pacotes passam pelo processo de despacho aduaneiro de importação, o que significa que serão submetidos à verificação da carga pelo raio-X e pela inspeção de cães farejadores.

Telefone para dúvidas e informações: (11) 2445-5087 (de segunda a sexta de 9h às 17h).

O horário de funcionamento será das 08:00 às 17:00 de segundas as sextas feiras, não havendo funcionamento nos domingos e feriados.

Pagamento de impostos e taxas. Outra consequência da Fiscalização Aduaneira Finalizada é o pagamento de impostos e taxas aduaneiras. Dependendo do tipo de mercadoria e das regras do país, podem ser cobrados impostos e taxas sobre a importação ou exportação da mercadoria.

Quando há taxação, o comprador deve pagar no momento em que o produto chega ao centro de distribuição da cidade se quiser ficar com o item. Caso não o valor não seja pago, o item não será entregue e ficará retido, conforme o Regime de Tributação Simplificada da Receita Federal (RF).