O que fazer quando a dor nas costas não passa?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

As causas de dor nas costas podem ser inúmeras e nem sempre essa dor é sintoma de alguma doença. Alguns fatores que causam dor nas costas, como por exemplo o sedentarismo ou excesso de exercícios físicos, a má postura, dentre outros, podem ser melhorados com mudanças simples de hábitos.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

Dor lombar aguda: dura em torno de alguns dias, até no máximo 6 semanas e, neste caso, a dor se caracteriza por um quadro passageiro, normalmente provocado por esforços físicos ou postura inadequada; Dor lombar crônica: normalmente tem duração de cerca de 12 semanas e pode estar associada à inflamação de um nervo.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar as dores nas costas:

  • Compressas quentes. Calor é benéfico para as costas. ...
  • Banhos quentes. ...
  • Suplementação de minerais. ...
  • Massagem com erva cidreira. ...
  • Massagem com erva de-são-joão. ...
  • Compressa de trigo. ...
  • Exercícios. ...
  • Ajuda com travesseiro.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. Os AINEs podem reduzir a dor, a febre e a inflamação. Paracetamol.

Mas veja os tipos mais comuns de dores nas costas:

  1. 1 – Dor nas costas no lado direito ou esquerdo. ...
  2. 2 – Dor nas costas ao respirar. ...
  3. 3 – Dor nas costas e rins. ...
  4. 4 – Dor nas costas que irradia para as pernas. ...
  5. 5 – Dor nas costas com aperto no peito. ...
  6. 6 – Dor no meio das costas. ...
  7. 7 – Dor na parte de cima das costas.

Relaxantes musculares
Os mais indicados são o Ana Flex, Miosan e Dorflex.

Para tratar a dor nas costas, pode-se aplicar uma bolsa de água quente na região, relaxar e fazer uma massagem nas costas, pois assim é possível promover a maior circulação sanguínea no local, relaxar a musculatura local e, assim, aliviar a dor nas costas.

Normalmente, a dor é descrita como profunda e pronunciada, muitas vezes piorando ao passo em que percorre a perna afetada. A dor de uma hérnia de disco pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de rasgo ou estalo na coluna.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

No primeiro caso, tensões ou lesões musculares podem ser responsáveis pelo início da dor, sendo ocasionadas por trabalhos repetitivos ou que exijam um esforço físico muito intenso. Nestes casos, a dor nas costas sinaliza uma sobrecarga que compromete a região.

Quando dormimos passamos, cerca de oito horas, na mesma posição. E quando há má postura durante o sono, pode haver o encurtamento de alguns músculos, além da possibilidade das articulações do corpo serem prejudicadas, causando a dor.

A inflamação na coluna, em sua forma aguda, é a indicação de que pode haver inchaço, disfunção, vermelhidão e calor como uma resposta a uma lesão ou infecção em músculos e em vários locais da coluna como vértebras, discos, nervos, ligamentos e medula.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Uma pessoa com a coluna travada fica sem conseguir se movimentar direito. O incômodo acontece na região lombar, a parte mais baixa da coluna, e se manifesta na forma de dores crônicas ou agudas. No caso de dor aguda, ela surge de forma súbita, geralmente após ter um mau jeito ou fazer um esforço físico exagerado.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Injeção Epidural
A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter. Existem 3 tipos de injeções epidurais, com base na abordagem que a agulha faz para chegar ao local da injeção.

A posição fetal diminui a tensão do disco, abre o espaço entre as vértebras da coluna vertebral e impede que a coluna se curve para trás. Isso é benéfico para aqueles com hérnia de disco, já que a hérnia se refere a discos da coluna vertebral excessivamente empurrados para fora de seus espaços.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.