O que fazer quando a comida não desce?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Alguns exercícios ajudam a coordenar os músculos envolvidos na mastigação e a estimular os nervos que desencadeiam o reflexo de deglutição. A esofágica, no entanto, exige a dilatação desse órgão, feita com um tubo específico. Em alguns casos, é necessário fazer uma cirurgia para desobstruir o canal onde fica o esôfago.

Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo. Mas também pode ocorrer no câncer de tireoide. O diagnóstico de câncer de tireoide cresceu muito nos últimos anos.

Ingerir muito líquido para evitar a sensação desagradável de boca seca. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, com cafeína, antialérgicos e balas mentoladas. Pois são produtos que contém substâncias que ressecam a garganta e as cordas vocais. O tabagismo deve ser eliminado.

Para combater a má digestão deve-se tomar chás e sucos que facilitam o processo digestivo dos alimentos e, quando necessário, tomar remédios para proteger o estômago e acelerar o trânsito intestinal, fazendo que diminua a sensação de estômago cheio.

Assim, o bolo alimentar passa pela parte laríngea da faringe e entra no esôfago em até 2 segundos. O esôfago consiste em um tubo que se estende da laringe até o estômago, com cerca de 25 cm de comprimento.

Uma vez que o alimento está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás, em direção ao esôfago. Se essas fibras não fecharem bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago.

Os principais sintomas são: engasgos, dificuldade de engolir (disfagia) ou a deglutição dolorosa (odinofagia). Em alguns casos, a estenose causa acúmulo de líquidos e alimentos, que podem causar mau hálito e regurgitação.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

A sensação de bolo na garganta é caracterizada por um desconforto na garganta, que em alguns casos, pode causar dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, ocorre pela presença de pigarro na garganta, mas também pode ser por outros motivos mais pontuais. Sendo assim, é importante procurar um gastroenterologista.

Disfagia é o nome dado para a dificuldade para engolir. Seja por dor ou por desconforto, a sensação de que a comida ou bebida ficou presa ou que machucou o local durante a passagem é bastante comum. E, na maioria das vezes, não traz nenhum risco à saúde.

Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

A dilatação esofágica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do seu esôfago. O médico pode utilizar varias técnicas para este procedimento. Pode ser realizada com auxílio direto da endoscopia ou alternar através de sondas dilatadoras calibrosas passadas através da boca para o esôfago.

Para remover um objeto do esôfago ou do estômago, o médico irá fazer um procedimento chamado endoscopia digestiva alta. Durante esse procedimento, o médico irá colocar um tubo fino com uma câmera e luz na extremidade através da boca do paciente. Em seguida, usará ferramentas especiais para pegar e retirar o objeto.

Para o médico fornecer um diagnóstico ao paciente, é necessário realizar um exame de endoscopia, pois, por meio desse exame, será possível analisar o esôfago e o estômago e identificar alterações, caso existam.

Na rede privada, o procedimento custa em média R$ 15 mil.

O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Se os sintomas desaparecerem com a simples mudança dos hábitos alimentares ou após tomar antiácidos, a indigestão não oferece riscos maiores. No entanto, se permanecerem por mais de uma semana, ou vierem acompanhados por fezes escuras, ou por qualquer outro sintoma anormal, procure assistência médica sem demora.

Chá que ajuda na digestão: conheça exemplos

  1. Chá branco. O chá branco ajuda a desinchar e a acelerar o metabolismo, sendo um ótimo agente desintoxicante.
  2. Chá verde. ...
  3. Chá de boldo. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de gengibre. ...
  6. Sálvia. ...
  7. Alecrim. ...
  8. Camomila.

Você é uma pessoa mais ansiosa, estressada e esses músculos ao redor da garganta podem ficar mais tensos do que o normal, dando essa sensação de bola na garganta. A hérnia de hiato que é o deslocamento de parte do estômago para o tórax – podendo causar essa sensação.