O que fazer quando a comida fica parada no esôfago?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

No caso da disfagia esofágica, pode ser necessária uma dilatação do esófago através de um endoscópio, ou uma cirurgia no caso de estar presente um tumor ou um divertículo. Se existir refluxo gastro esofágico, deve ser tratado mediante a prescrição de tratamento oral que reduza a acidez gástrica.

A mais comum é por doença do refluxo. Mas também pode ocorrer no câncer de tireoide.

A dilatação esofágica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do seu esôfago. O médico pode utilizar varias técnicas para este procedimento. Pode ser realizada com auxílio direto da endoscopia ou alternar através de sondas dilatadoras calibrosas passadas através da boca para o esôfago.

Para combater a má digestão deve-se tomar chás e sucos que facilitam o processo digestivo dos alimentos e, quando necessário, tomar remédios para proteger o estômago e acelerar o trânsito intestinal, fazendo que diminua a sensação de estômago cheio.

Os principais sintomas são: engasgos, dificuldade de engolir (disfagia) ou a deglutição dolorosa (odinofagia). Em alguns casos, a estenose causa acúmulo de líquidos e alimentos, que podem causar mau hálito e regurgitação.

Assim, o bolo alimentar passa pela parte laríngea da faringe e entra no esôfago em até 2 segundos. O esôfago consiste em um tubo que se estende da laringe até o estômago, com cerca de 25 cm de comprimento.

De uma maneira geral, sempre se recomenda aumentar bastante a ingestão de água, independente da causa. Muitas vezes, as pessoas vêm com receitas de mel e ele não vai fazer mal, mas não se prescreve o mel para o pigarro.

Mastigar bem os alimentos, ingerir líquidos sem gás às refeições e andar ou sentar-se por 2 horas após uma refeição - ao invés de se deitar - pode ajudar o esvaziamento gástrico.

Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

Consumir maçãs vermelhas, sempre sem casca, ajuda a aliviar a azia. Isso acontece porque a fruta é rica em fibras, o que ajuda a empurrar o ácido do esôfago, e por possuir propriedades cicatrizantes, o que diminui a queimação. A dica deve sempre ser seguida com maçãs vermelhas.

"Boldo, espinheira santa, camomila, vinagre de maçã e suco de pera ou melão podem aliviar, mas lembrando sempre que são opções paliativas e, se os sintomas persistirem, é necessário procurar seu médico para diagnóstico e tratamento adequados", explica Debski.

A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos. , bem como tumores no pescoço ou na parte superior do tórax. Tais distúrbios normalmente afetam a deglutição e/ou causam outros sintomas, além da sensação de nódulo.

Tratamento do espasmo esofágico
Bloqueadores do canal de cálcio, como o nifedipino, podem aliviar os sintomas através do relaxamento dos músculos esofágicos. Antidepressivos tricíclicos também são utilizados para relaxar os músculos, podendo ser também administrados.

O tratamento inclui medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio, injeções de toxina botulínica ou, às vezes, cirurgia.

O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.