O que fazer quando a calopsita para de cantar?

Perguntado por: dcaldeira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Estímulo é tudo. Nem todas as calopsitas cantam. Há aves que são tímidas, cantam pouco ou praticamente não vocalizam, estas por sua vez, precisam ser estimuladas. Uma ótima maneira de provocar esses estímulos é através de sons, música e, principalmente, com a companhia do tutor.

A Calopsita infelizmente pode ficar doente com facilidade, quando sua calopsita contrai um infecção ela pode se comportar de maneira bem diferente, pode mudar seu humor e parar de piar, o recomendado é a procura de um veterinário, eles poderão de forma profissional avaliar a situação de sua ave e instruir de maneira ...

Uma ave adoentada permanece quieta, com as penas ligeiramente eriçadas, os olhos fechados completa ou parcialmente. Também recosta a cabeça nas costas ou a esconde sob a asa. Nesse ponto, é importante encaminhá-la para uma consulta com um médico veterinário.

Porém, é normal observar mudanças neste padrão durante o período de muda, que, em geral, acontece após a fase de reprodução e pode durar até quatro meses. Durante esse tempo, é comum que os machos se movimentem menos dentro da gaiola e até parem de cantar, enquanto as fêmeas deixem de produzir óvulos.

Cuidados com a alimentação da calopsita
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz. Se notar que sua ave está mais afastada em um canto da gaiola do que de costume ou no fundo da gaiola, por exemplo, pode ser que ela não esteja muito bem.

Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.

10 – 15 anos

Considerando uma calopsita cinza, os machos costumam ter aquela simpática mancha amarela nas bochechas. Já as fêmeas têm o tom mais claro, enquanto o rosto costuma ser mais cinzento e pouco amarelado.

Os principais sintomas apresentados pela ave são:

  1. Para de cantar.
  2. Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade.
  3. Penas eriçadas e olhos quase fechados.
  4. Falta de apetite.
  5. Sede excessiva.
  6. Cloaca suja de fezes verde-amarelada.
  7. Respiração ofegante.
  8. Ventre inchado.

As calopsitas são aves que fazem parte da família dos psitacídeos, que são pássaros considerados inteligentes e engraçados, uma vez que possuem o cérebro bem desenvolvido. “Vivem até 20 anos em cativeiro, se bem cuidados.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Periquitos Australianos: 5-18 anos Araras: 30-50 anos ou mais (dependendo da espécie) Pombas: 20 anos ou mais (na natureza é cerca de 5 anos) Cacatuas: 20-60 anos dependendo da espécie Papagaios (Amazona): 25-75 anos Papagaios do Congo: 40-60 anos ou mais Papagaios eclectus: 30-50 anos ou mais Jandaias e Maritacas: 10- ...

Com o bico aberto continuamente, o animal mostra seu fôlego mais ofegante. Além disso, as aves podem manter as asas longe do corpo (penas eriçadas), evitando o aquecimento do corpo.