O que fazer quando a cadela come os filhotes?

Perguntado por: uvieira8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Se o animal se sente ameaçado, vai comer a cria como forma de proteger a si próprio, aos filhotes e à matilha. Então, a melhor coisa a se fazer nesse caso é reservar um ambiente bem confortável e tranquilo onde a fêmea possa ficar com os seus filhotes.

5 maiores cuidados que devem ser tomados com a cadela pós-parto

  1. Ofereça um ambiente limpo e confortável. Após o parto, a cadela e os filhotes precisam que o ambiente seja mantido sempre limpo. ...
  2. Fortaleça a alimentação e a hidratação. ...
  3. Atente-se aos sinais. ...
  4. Cuide dos filhotes. ...
  5. Deixe a cadela à vontade.

O tempo que uma cachorra leva para parir entre um filhote e o outro é muito variável, oscilando em intervalos de entre 15 minutos a 2 horas. A terceira fase do parto da cachorro corresponde à expulsão da placenta, poucos minutos após o nascimento do filhote. É comum a cachorra ingerir essa placenta.

Mas na maioria das vezes se a cachorra come os filhotes é porque já nasceram mortos. Isso porque os filhotes natimortos exalam odores específicos que avisam ao organismo da fêmea que ela deve eliminá-los. Algumas cadelas comem os filhotes mortos, enquanto que outras os retiram do meio da ninhada e enterram.

Quanto aos predadores, muitas vezes as fêmeas podem preferir elas mesmos se alimentarem dos filhotes, do que dar a chance a um predador de fazê-lo, e se fortalecer ainda mais por isso, ou apenas abandoná-los, para que possa sobreviver e, dessa forma, garantir que haja novas ninhadas no futuro.

Para saber se ainda tem mais filhote na barriga da cadela preste atenção às contrações dela. Se ela contrai, contrai, contrai e nada sai por mais de duas ou três horas e nada de placenta ou de filhote já podemos desconfiar. Essas contrações esgotam sua mascote.

Se os fetos estiverem mortos dentro do útero, o médico veterinário decidirá se tem que operar ou se existe a possibilidade de usar medicamentos para abortar, o mais comum e indicado é operar a cadela e retirar o útero, pois a chance de desenvolver uma infecção uterina e muito grande, normalmente nesses casos a cadela ...

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

Faça a limpeza da fêmea com lenços umedecidos. Lembre-se: os filhotes não devem tomar banho logo após o nascimento, pois nesse período eles não possuem imunidade e nem capacidade para manter a própria temperatura corporal. O ideal é dar banho em casa e após o desmame.

8) Não pode dar banho em cachorra prenha
Os cuidados com a higiene da cadela devem ser mantidos e entre eles está o banho no cachorro. Essa atitude evita uma série de problemas e até doenças causadas por bactérias ou parasitas, que podem afetar a gestação ou continuar durante a amamentação, contaminando a ninhada.

Esteja atento para o caso de ela começar a dar à luz o próximo cachorro ao mesmo tempo. Um corrimento esverdeado/acastanhado pode sugerir que a placenta se separou.

De igual forma, se durante o parto a cadela não corta o cordão umbilical passados uns dez minutos do nascimento, deverás fazê-lo tu. Deves fazer uma ligadura a 2,5 cm do corpo com um fio de algodão, com cuidado para não puxar do cordão para não magoar a parede abdominal.

Para saber se tem filhote morto dentro da barriga da cadela o mais indicado e fazer um exame de ultrassom. Com o exame de ultrassom iremos descobrir se os filhotes estão vivos pelo batimento cardíaco deles e pelos movimentos dos fetos dentro do útero.

Algumas horas antes do parto o corrimento vaginal mucoso torna-se esverdeado. Logo depois, iniciam-se as contrações uterinas primárias. Estas contrações não são necessariamente dolorosas, mas a cadela poderá tornar-se nervosa e agitada.

Respire sobre o nariz e a boca do animal.
Solte ar duas ou três vezes, enchendo o pulmãozinho dele de ar. Observe se o peito dele está se levantando com as suas respirações. A ideia é liberar pequenos sopros de ar para os pulmões do cão.

Canibalismo filial é um termo usado para quando um animal mata e/ou come seus próprios filhotes. Existem algumas espécies, como hamsters ou pássaros, que fazem isso com mais frequência do que outras, como cobras ou insetos.

Não costuma ser frequente, mas cadelas de primeira viagem ou obesas podem deitar em cima de seus filhotes sem perceber.

A explicação que foi dada para isso é que a mãe estava resolvendo dois problemas ao mesmo tempo: por um lado, ela obtinha nutrientes e energia por meio desse canibalismo. Em segundo lugar, a mãe reduzia a ninhada. Isso aumentava as chances de sobrevivência dos filhotes remanescentes.

É perfeitamente normal a fêmea comer a placenta dos filhotes no parto de cachorro. Ela faz isso por dois motivos: primeiro, para absorver os nutrientes e recuperar as forças; segundo, para encobrir os rastros do parto de possíveis predadores.

Um dos principais indícios de que a cachorra está sofrendo com a depressão pós-parto é quando ela rejeita os filhotes, mas também existem outros fatores que precisam de atenção. “Se a cadela não quer comer e não quer interagir com as pessoas da família, é importante ficar de olho.

Quando uma cadela dá à luz filhotinhos, é comum que alguns deles nasçam mortos ou morram pouco após o nascimento. Para lidar com isso, você precisa deixar a mãe ter algum tempo com o animal morto antes de removê-lo para ser examinado pelo veterinário.