O que fazer quando a base é o expoente são diferentes?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para multiplicar potências com bases e expoentes diferentes, como esta: Devemos transformar a potência com maior base, neste caso, para que fique igual à base de menor valor: Comece resolvendo a potência que você quer transformar.

No caso de potências com a mesma base e expoentes diferentes, o quociente é igual a uma potência com a mesma base e o expoente igual à diferença dos expoentes.

Para calcular a potenciação fazemos uma multiplicação de fatores iguais, onde esses fatores são a base da potência. A quantidade de vezes que a base se repete é indicada pelo expoente. A base é o 4, é o fator que será multiplicado. O expoente é o 2, é a quantidade de vezes que o 4 será multiplicado por ele mesmo.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.

Certas potenciações são resolvidas utilizando algumas definições práticas que facilitam o cálculo do resultado. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 1. Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente.

Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34.

Regras da Radiciação
Quando o radical possui índice igual ao expoente do radicando, o resultado dessa raiz será igual à base do radicando: Primeira propriedade. Essa propriedade é aplicável sempre que o índice for um número natural e o radicando não negativo. Além disso, se o radicando for negativo e o índice ímpar.

Potência de expoente zero.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

35 = três elevado a quinta potência ou três elevado a quinta.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.

Multiplicação de potências de mesma base: conserva a base e soma os expoentes. Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. Potência de potência, multiplicar os expoentes.

Como resolver uma potência fracionária

  1. A base da potência se transforma na base do radicando (o número na raiz);
  2. O numerador da fração se transforma no expoente do radicando;
  3. O denominador se transforma no índice da raiz.

Logo, A expressão 33 equivale a 27.

Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.

Um produto de potências de mesma base pode ser escrito na forma de uma única potência: conservamos a base e adicionamos os expoentes.