O que fazer quando a água do radiador vaza?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 14 de maio de 2023
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O problema muitas vezes é ocasionado apenas por um encaixe mal feito. Para resolver é simples e rápido: basta rosqueá-las corretamente. Apesar de raro, ressecamentos e rachaduras também podem ocorrer nessas tampas. Nesse caso, é preciso substituir a peça danificada.

VALIDADE: 24 meses.

Quando pensamos em vazamentos, vem à mente a imagem de um cano estourado ou de uma grande quantidade de água pela casa. Esses são conhecidos como vazamentos externos. Isso pode acontecer, mas os mais comuns são aqueles que não vemos, ou seja, estão invisíveis no nosso dia a dia.

Para reparar o radiador furado é importante usar um selante comercial. Há no mercado vários. Depois de escolher o melhor selante, o mecânico deverá remover a tampa do radiador e despejar o produto no sistema de arrefecimento.

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.

Esse é um problema que não é possível deixar para depois, afinal quando o radiador está com vazamento ele perde sua capacidade de resfriar o motor. Assim, ao continuar rodando com o radiador furado existe a grande chance do motor superaquecer e você fundir a peça, tendo um prejuízo muito maior com o conserto do carro.

Via de regra, os vazamentos acontecem nos retentores e nas arruelas do cárter ou do bujão. Fique de olho nisso. Se você começa a sentir um cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo, esse é um sinal claro de que fundiu o motor.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

O Selante para RADIADOR é um produto de dupla ação, previne ou corrige eventuais vazamentos no sistema de arrefecimento, não danifica bomba d' água e nem válvula termoplástica. Possui total compatibilidade com os fluídos para radiador, não provoca entupimento.

Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias.

Este produto pode ser utilizado de forma preventiva e ou corretiva, sendo adicionado junto a Aditivos e ou Soluções para radiadores. MODO DE USAR: 1 – Agite o produto; 2 – Adicione o produto ao reservatório do sistema de arrefecimento, sendo que 100ml do produto trata um sistema de até 10L.

Uma maneira que pode te ajudar a saber se há vazamento no imóvel, é por meio do hidrômetro, ou relógio da água. Feche torneiras, registros e desligue aparelhos que usam água do encanamento. Anote o número que consta na marcação do relógio e aguarde 60 minutos.

Mangueiras, braçadeiras e retentor
No caso das mangueiras, o mais comum, o problema acontece com o rompimento ou surgimento de tricôs. Braçadeiras frouxas, dano no retentor da bomba d'água e falha no selo mecânico também causam vazamentos.

Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.

Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.

Assim, ter um radiador a trabalhar no seu carro é essencial para o bom funcionamento do veículo. Mas quanto tempo pode esperar que o radiador continue a fazer o seu trabalho? A maioria dos mecânicos de automóveis pensa que um radiador devidamente mantido deve durar pelo menos 8 a 10 anos.

Sinais de que o radiador está com problemas
Se estiver baixo, estará indicando vazamento no radiador. O motor deve ser inspecionado para saber se há ou não alguma irregularidade na peça. Outra forma de saber se de fato o radiador está com problemas é deixar o motor esfriar.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

Se ele está superaquecendo, o calor excessivo é transferido ao cabeçote, que dilata mais do que deveria e corre risco de empenar. Ao mesmo tempo, sua junta poderá queimar e perder a função de isolar o líquido de arrefecimento do circuito de óleo lubrificante, e também a pressão da câmara de combustão, por exemplo.