O que fazer pra desapegar do WhatsApp?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Dicas

  1. Desligue as notificações. O primeiro e mais simples passo para começar a desapegar do smartphone é desabilitar qualquer tipo de notificação que não tenha extrema importância. ...
  2. Corte as distrações. ...
  3. Compre um despertador. ...
  4. Limite seu tempo. ...
  5. Desinstale os aplicativos.

Para quem quiser sair totalmente do mundo virtual por uns dias, não precisa deletar as contas das redes sociais; basta desligar a internet, tirar os aplicativos (se a vontade de mexer for incontrolável) e sair dos grupos temporariamente.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

As redes sociais não dependem da web, elas são criadas a partir do momento em que pessoas estão presentes. Por isso, a internet é só um passo adiante, mas ajuda no treinamento comportamental por funcionar como encurtadora de distâncias e por gerar diversas facilidades.

As redes sociais expõem também os seus contatos virtuais e reais. Da mesma forma que você não consegue se proteger, tampouco consegue proteger as pessoas que ama. Todos acabam tendo acesso amplo e irrestrito à intimidade dos seus parentes, amigos e colegas, até mesmo os que permanecem offline.

Deixe o celular carregando longe
Ao invés de deixar o celular carregando numa tomada próxima de você, coloque-o em outra mais afastada. Assim você evita ficar olhando o celular constantamente. No começo você pode sentir falta, mas depois isso vai diminuindo, e você vai perceber que não precisa tanto dele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, a superexposição a aplicativos, jogos e redes sociais pode causar dependência psíquica, distúrbios no sono, ansiedade, violência, lesões visuais e auditivas, problemas posturais, sedentarismo, auto-agressão e até suicídio.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Pode gerar tendinite e dores no corpo em geral
É bem comum que as pessoas não fiquem com a coluna ereta ao usar o computador, o que faz com que as chances de sofrer constantemente com dores na coluna apenas aumentem. O mesmo vale para a tendinite, gerada devido ao movimento repetitivo das mãos.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.

Você sente dor ou tensão muscular no pescoço e nos ombros? Quando passamos muito tempo mexendo no celular, a postura mais comum é a cabeça para baixo, olhando para a tela. Isso pode causar dor nos pescoço e nos ombros, tensão muscular e desconforto na coluna. Atenção ao risco ergonômico!

Você sabe o que é Síndrome do Toque Fantasma? Muita gente já experimentou a sensação de ouvir seu telefone tocar ou de o sentir vibrando, e quando foi verificar não havia nenhuma ligação ou notificação.