O que fazer para voltar a ser feliz?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Como voltar a ser feliz – Dicas para uma Vida Melhor

  1. Perdoe os fracassos e aceite-os.
  2. Seja grato pelas coisas boas, mas não as veja como garantidas.
  3. Pratique atividades físicas.
  4. Simplifique e identifique o que realmente importa.
  5. Desenvolva o hábito de meditar.
  6. Treine para ser uma pessoa resiliente.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

Não resolver seus problemas emocionais. Todos esses hábitos que causam infelicidade têm uma coisa em comum: eles são fruto de desequilíbrios emocionais. Guardar mágoas, reclamar, pensar demais no passado – tudo isso prejudica a sua saúde mental e te deixa cada vez mais frustrado e infeliz.

5 segredos da felicidade, segundo o 'homem mais feliz do mundo'

  • Defina o que é felicidade.
  • Seja paciente.
  • Saiba que você pode treinar sua mente.
  • Pratique pouco e com frequência.
  • Não deixe o tédio desencorajá-lo.

Para ter uma vida mais feliz e divertida é muito importante mudar seus hábitos e atitudes, buscando sempre por informações e conversas positivas e enriquecedoras. Lembre-se, ser positivo não significa ignorar seus problemas, mas apenas atrair novas soluções.

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do desânimo e ter uma vida com mais alegria e disposição!

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

Qualquer pessoa pode passar por episódios de falta de ânimo para realizar tarefas diárias. No entanto, é preciso estar atento quanto ao tempo que se sente esse desânimo. Quando em demasia ele pode ser a indicação da necessidade de avaliar quais as condições estão sendo a causa dessa sensação tão ruim.

É importante que em primeiro lugar seja identificado a causa desta falta de animo, muitas vezes a origem é emocional, ou seja, é possível que seja um sinal de depressão, nestes casos um psicólogo pode ser consultado.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.

Veja o texto bíblico: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”.

Pode ser um momento pontual de tristeza, alterações hormonais que provocam problemas de humor, falta de vitamina, alterações químicas do corpo, ou mesmo depressão.

A partir do momento em que você percebe que está infeliz e precisa mudar a sua vida, consegue identificar o que está ruim com mais clareza.
...
O que fazer quando se está insatisfeito com a vida?

  1. Reflita sobre o que você realmente quer. ...
  2. Valorize o que você possui. ...
  3. Coloque-se em movimento. ...
  4. Combata pensamentos negativos.

Busque um propósito
Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

Para se sentir completa é fundamental ter como base a ideia de que você é a única dona das suas escolhas, das suas decisões e, principalmente, da sua vida! É saudável ouvir a opinião das pessoas que amamos, mas jamais podemos terceirizar o poder de escolha na mão de terceiros.

Confira agora algumas dicas.

  1. Pense quais são suas crenças e valores, e trabalhe nelas. ...
  2. Dedique-se aos seus sonhos, planos e esperanças.
  3. Aceite quem você é. ...
  4. Entenda que a mudança, além de natural e importante, também é inevitável. ...
  5. Aprenda que sentir-se completo é sobre viver o momento, e não realizar uma meta.

Sim, é possível ser feliz sozinho e não há nada de errado nisso. Estar solteiro necessita ser encarado como uma opção, não como algo que a vida proporcionou. É a legítima escolha de um indivíduo, assim como a possibilidade de mudar essa escolha.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

Sabemos que fazer atividades físicas sozinho pode não ser tão animador. Então aproveite as reuniões familiares e com seus amigos para convidá-los a se juntar a você. Caminhadas, academia ou aulas de dança mais de uma vez na semana ativarão o seu otimismo e bem-estar!

Os 7 caminhos para encontrar a felicidade, na visão de Harvard

  • Exercício aeróbico.
  • Espiritualidade.
  • Contato com o novo.
  • Dedicação ao outro.
  • Negatividade longe.
  • Conexão com as pessoas.
  • Álcool sem exagero.

O segredo da vida consiste em recusar qualquer emoção que não seja conveniente. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!