O que fazer para viver até os 90 anos?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.

A atividade física regular pode estender a vida. Praticar mais de 150 minutos por semana é o melhor, mas mesmo pequenas quantidades podem ajudar. Nunca ter fumado ou, pelo menos, abandonar este vício o mais precocemente possível pode prolongar significativamente a vida.

Os humanos provavelmente podem viver pelo menos 130 anos, ou até muito mais em teoria, embora as chances de chegar a essa idade sejam mínimas, de acordo com um novo estudo.

Se quer viver até aos 100 prefira alimentos autênticos
Nas zonas azuis, as pessoas retiram todos os nutrientes de que necessitam dos alimentos no seu estado e natural e minimamente processados, não acrescentando ingredientes extras para aumentar o seu perfil nutricional.

São estes os principais alimentos que aumentam a expectativa de vida. Amêndoas – 97; Semente de chia – 8; Semente de abobora – 84; Acelga – 78; Folha de beterraba – 70; Salsa desidratada – 69; Agrião – 68; Tangerina – 67 ...

8 dicas para envelhecer de maneira saudável

  • Cuide da sua alimentação! A ingestão contínua de alimentos processados contribui para o envelhecimento celular. ...
  • Pare de fumar. ...
  • Dê atenção à sua saúde mental! ...
  • Faça exercícios. ...
  • Cuida da sua pele. ...
  • Tome água. ...
  • Fortaleça os ossos. ...
  • Visite seu médico.

A perda da massa muscular, enfraquece o corpo, diminuindo a força e o equilíbrio, o que pode gerar quedas. Em paralelo, à diminuição dos tecidos musculares, o aumento da gordura corporal começa a ocorrer.

Com sua experiência de vida e na medicina, ele dá quatro dicas que considera infalíveis para viver os 80+ com disposição: estudar sempre, se alimentar com equilíbrio, não ser sedentário “os sedentários vão embora antes” diz, e levar a vida com otimismo, com pensamento no futuro e com ajuda da religião.

Nos Estados Unidos, um estudo de longo prazo da Universidade de Boston estimou que apenas 1 em cada 5 milhões de americanos atinge o estágio "supercentenário" — quando se ultrapassa os 110 anos.

Em comparação, o hábito de fumar cigarro esteve relacionado a 7,2 milhões de mortes e reduziu a expectativa de vida em 2,2 anos; o HIV causou 1 milhão de mortes e diminuiu o tempo de vida em 0,7 ano; doenças transmitidas por vetores ou parasitas, como a malária, reduziram a expectativa de vida em 0,6 ano, causando 600 ...

A expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2021 era de 77 anos, de acordo com informações da Tábua de Mortalidade, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma pessoa nascida entre 1910 e 1950 poderia, por exemplo, viver tranquilamente até os 120 anos. “Nossas estimativas indicam que há 95% de chance de que a última mulher sueca nascida em 1950 só morra com idade entre 117 e 125 anos.

Cientistas, que pesquisam o assunto, afirmam que a nossa expectativa de vida pode chegar a esta idade, sim. Para eles, o ser humano ainda não atingiu o limite máximo de longevidade o que, portanto, vai aumentar.

Devido a estudos recentes, o limite da expectativa de vida humana tem sido debatido entre cientistas, que afirmam que os ser humanos poderiam viver até os 150 anos. Segundo o site estadunidense de notícias científicas, Science Alert , estudiosos explicam que, na teoria, não há idade máxima para as pessoas.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.

Veja alguns abaixo: Legumes: abóbora, abobrinha, cenoura, chuchu, jiló, pepino; Verduras (classificadas como "folhosas"): couve, acelga, agrião, brócolis, couve-flor, repolho, espinafre; Comer 10 porções por dia de frutas, legumes e verduras pode nos fazer viver mais, revela uma nova pesquisa.