O que fazer para viver 100 anos?

Perguntado por: levangelista3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Para chegar aos 100 anos, seus cuidados pessoais partem de três pilares: saúde mental e busca pelo conhecimento; saúde física, por meio de uma alimentação balanceada e exercícios físicos; e momentos de alegria.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

A atividade física regular pode estender a vida. Praticar mais de 150 minutos por semana é o melhor, mas mesmo pequenas quantidades podem ajudar. Nunca ter fumado ou, pelo menos, abandonar este vício o mais precocemente possível pode prolongar significativamente a vida.

Além da carne, o peixe e os ovos são alimentos nobres no que toca ao fornecimento da quantidade de proteína diária requerida e de aminoácidos essenciais, seguidos dos laticínios, que também ajudam a colmatar essa necessidade», adianta Luís Romariz.

Em 2020, a ONU estimou em 573 mil os centenários do mundo. Esse número é 20 vezes maior do que o de 50 anos atrás. Em 1946, as 30 pessoas mais longevas do mundo tinham em média 99 anos. Em 2016, essa média atingiu os 109 anos.

- O que comer à vontade: legumes; folhas verdes escuras; pratos feitos com grãos integrais; amendoim; castanhas; nozes; frutas (principalmente as vermelhas); chocolate amargo, preferencialmente os sem adição de açúcar.

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

não impossível, mas muito improvável", apontou. De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade. Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos.

Dez mulheres e seis homens morreram entre 65 e 74 anos. A maioria morreu entre 30 e 44 anos, mas, entre as mais de cem tumbas estudadas, existe um número significativo de idosos.

Assim, para homens de 30 anos, o estresse excessivo reduziu sua expectativa de vida em 2,8 anos e 2,3 para as mulheres. Segundo a pesquisa, pessoas que tiveram um estresse não mais do que o habitual foram associadas a um menor risco de diminuição da expectativa de vida.

Uma pessoa nascida entre 1910 e 1950 poderia, por exemplo, viver tranquilamente até os 120 anos. “Nossas estimativas indicam que há 95% de chance de que a última mulher sueca nascida em 1950 só morra com idade entre 117 e 125 anos.

No entanto, comer muito poucas calorias ao perder peso resultará exatamente nisso. À medida que você perde músculos, seu corpo fica com má aparência, seu metabolismo fica mais lento, sua saúde óssea diminui e seu risco de doenças aumenta.

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 116 anos e 130 dias.

Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade.

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications indica que podemos viver, no máximo, até 150 anos — o humano mais próximo da marca hoje é a francesa Jeanne Calment, que chegou aos 122.

5 alimentos que você nunca deve comer (e opções saudáveis)

  • Frituras em óleos vegetais. ...
  • Carnes processadas e embutidos. ...
  • Comida pronta congelada. ...
  • Tempero em cubos e molhos de soja. ...
  • Refrigerantes.

Passos para ter uma vida mais saudável e natural

  1. Ter uma vida natural e saudável é o que faz bem. ...
  2. Faça um diário alimentar. ...
  3. Anote também os objetivos. ...
  4. O exercício físico deve ser prioridade da sua rotina. ...
  5. Organize a sua rotina. ...
  6. Realize os exames. ...
  7. Tenha uma vida mais tranquila. ...
  8. Apoio especializado é importante.